Seis escolas municipais de Petrolina receberam laboratórios com equipamentos para permitir aprendizado tecnológico e em ciências. A solenidade para entrega das estruturas ocorreu nesta sexta-feira (11), com a presença do prefeito Simão Durando e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Os laboratórios fazem parte do programa Mais Ciência na Escola, uma iniciativa do Governo Federal, através do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, que chega para somar aos ambiente educacional das escolas públicas municipais.
O evento oficial aconteceu no auditório do IF Sertão-PE. Ao todo, Petrolina foi contemplada com oito laboratórios maker, que são espaços dedicados à experimentação, criação e inovação com uso de tecnologias digitais. Do total, seis serão na rede municipal. A primeira unidade foi inaugurada nesta sexta pela ministra e o prefeito, na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro São Gonçalo.
Além da Paulo Freire, também serão beneficiadas as escolas nas comunidades de Nova Descoberta, Serrote do Urubu, Henrique Leite, Rajada e Cristália. O objetivo do programa é fortalecer o letramento digital e a educação científica entre os estudantes, promovendo o interesse por carreiras nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Esses espaços serão compostos por equipamentos como TV, notebook, itens de robótica, impressoras 3D e miltifuncional, caneta 3D, kit de eletrônica, cortador à laser, para que os estudantes possam aprender técnicas e dinâmicas que nunca tiveram acesso.
Para o prefeito Simão Durando, investir em ciência e tecnologia é investir diretamente no futuro de Petrolina. “A educação é a base de tudo. E quando a gente alia educação a inovação, estamos preparando nossas crianças e adolescentes para um mundo em constante transformação. Petrolina já se destaca nos indicadores educacionais de Pernambuco, com o melhor IDEB, por exemplo, e esse programa vem somar ao esforço que temos feito com escolas estruturadas, professores valorizados, investimentos em tecnologia e formação. Receber a ministra Luciana Santos é um sinal de que estamos no radar do Brasil. Aqui, a escola pública é prioridade e continuará sendo. Porque é nela que está o futuro do nosso povo”, afirmou o gestor.
O Mais Ciência na Escola foi lançado em junho de 2024 por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A ministra destacou o potencia de Petrolina e elogiou o trabalho realizado na cidade.
“Quero agradecer ao prefeito pelo seu trabalho. O fato de ter o maio IDEB releva o compromisso com o desenvolvimento. E esse desenvolvimento, prosperidade, economia forte só se sustenta se a gente inclui pessoas e Petrolina tem feito isso. O nosso governo, o presidente Lula tem compartilhado esse esforço. O mais ciência na escola vem para somar, trazer conteúdo para que os alunos aprendam fazendo”, destacou.