Contando com a participação maciça dos profissionais da enfermagem, o Sindsemp reuniu os servidores públicos municipais da área para a paralisação nacional em prol do pagamento do piso nacional da categoria. A mobilização aconteceu na manhã desta terça-feira (14), na Praça do Bambuzinho, no Centro de Petrolina.
Ciente da importância da expansão desta luta, o sindicato também organizou uma caravana para Brasília, onde profissionais de diversas regiões do país realizaram uma mobilização em busca de respostas do Governo Federal sobre a portaria que apontará a fonte de custeio para a assegurar o pagamento do piso.
“Hoje é um dia nacional de paralisação, justamente para garantia do piso nacional da enfermagem. A luta já vem sendo travada desde 2020, sempre nos posicionamos sobre a importância dessa conquista ao mesmo tempo em nos mantivemos como um sindicato de vanguarda no Vale do São Francisco. Um exemplo disso é que hoje temos uma caravana em Brasília, concomitantemente ao movimento em Petrolina”, apontou Walber Lins, presidente do Sindsemp.
Em setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter suspensa a lei que estabelece o piso salarial da Enfermagem. Por 7 votos contra 4, os ministros definiram que o pagamento só entrará em vigor quando o financiamento dos novos valores determinados no piso seja definido. “O movimento em Brasília é de extrema importância porque lá está a discussão com a ministra da Saúde, hoje, praticamente, só falta uma portaria do Ministério da Saúde destinando os recursos para os Municípios e Estado para que se possa avançar nessa situação e é isso que queremos, o tão sonhado piso nacional da enfermagem para enfermeiros, técnicos de enfermagem, parteiras, auxiliares de enfermagem e é isso que realmente buscamos”, reforçou.
A caravana conta com a liderança da diretora de política sindical, Ruth Viviane; a diretora de saúde e segurança do trabalho, Rosicleide Soares e a 1° secretária, Luciedna Batista, além de mais de 20 servidores que estão integrando a mobilização nacional. “Viemos de longe, enfrentamos a estrada para estar juntos com vocês porque temos a consciência de que sem luta não há ganhos. Todas as vitórias que tivemos até agora é porque já estivemos aqui. Esta é a quarta vez que participo e todas as vezes que houver essa mobilização estarei junto com a turma de Pernambuco. Porque a enfermagem precisa estar na rua, precisa mostrar a cara para que o piso, que é lei e já está na Constituição, também esteja no contracheque de cada um de nós”, afirmou Ruth.
Na oportunidade Walber ainda relembrou de outra pauta importante levantada pela diretoria do Sindsemp.” Além desta caravana, que tem à frente nossas duas diretoras, Ruth Viviane e Luciedna Batista, também temos outra participação da nossa diretora Rosicleide Soares que busca também o piso para os auxiliares técnicos administrativos, já existe um Projeto de Lei em pauta na Câmara dos Deputados e também estamos buscando êxito nesta discussão”.
É importante ressaltar ainda que o Sindicato assegurou o cumprimento de todos princípios legais para assegurar a paralisação dos servidores públicos municipais de Petrolina. “Somos um sindicato de vanguarda, o único que enviou uma caravana para Brasília e estamos aqui, como sempre. Não nos furtamos da luta, pelo contrário, nós agregamos, unidos a outros sindicatos, em respeito a todos e principalmente, buscando a garantia do piso nacional da enfermagem”, destacou Walber.