O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp, acompanhou nesta terça-feira (14), na Câmara de Vereadores, a votação do Projeto de Lei 009/2022, que dispõe sobre o reajuste do saláriobase do cargo efetivo de Secretário Escolar. Uma luta que o Sindsemp começou há quase seis anos.
“Esse momento é para comemorar junto com a categoria que acreditou no Sindsemp, é um grupo pequeno mas, que se uniu ao sindicato na luta e a gente avançou para um salário melhor. Petrolina sai na frente pagando um pouco a mais do piso nacional que está tramitando em Brasília e é um justo reconhecimento ao trabalho desses servidores e servidoras que são fundamentais na rede de ensino,” frisou a vice presidente do Sindsemp, Inês Silva.
Secretária escolar há quatro anos, Mayana Castro está feliz. “Essa conquista veio num momento muito pertinente porque a gente vem numa luta muito grande e nós estamos alegres,” declarou.
Muitos secretários escolares acompanharam de perto a votação. “Com o apoio do Sindsemp e apoio do secretário de educação Plínio Amorim, finalmente teremos o nosso piso,” enfatizou o secretário escolar, Cristiano Matos.
Além do projeto de lei que determina o piso salarial do município, outro projeto de lei foi votado na sessão desta terça na Casa Plínio Amorim. O Projeto de Lei 008/2022, que cria a Gratificação por Porte Escolar (GPE) destinada aos Secretários Escolares em efetivo exercício junto à Rede Municipal de Ensino de Petrolina. A gratificação é definida a partir da quantidade de aluno de cada unidade de ensino, melhorando ainda mais a remuneração da categoria. Quanto maior a escola, maior a gratificação.
Os dois projetos foram aprovados por unanimidade na sessão desta terça.