Durante participação na Plenária da 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), em Brasília, a presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina (Sintraf-Petrolina), Isalia Damacena, contribuiu para a construção de uma pauta conjunta com os grupos de trabalho. O documento, que reúne 15 propostas, foi aprovado nesta sexta-feira (15) após amplo debate.
Entre as sugestões destacam-se a criação e implementação de um programa nacional e estadual de Economia Solidária, articulado com diferentes entes federativos e com a mobilização da sociedade civil. A iniciativa prevê apoio logístico e estrutura operacional, contemplando transporte, hospedagem, alimentação, infraestrutura física e armazenamento de produtos.
Outro ponto relevante é a garantia de participação de empreendimentos de todas as regiões do país, com atenção especial a povos e comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos, indígenas e outros grupos. A proposta também incentiva a realização de feiras descentralizadas, pelo menos uma por Estado, com espaços multiculturais para troca de saberes, atividades formativas com certificação solidária e valorização da diversidade.
As medidas visam fortalecer a rede da economia solidária, promover a inclusão e ampliar a visibilidade das iniciativas que geram trabalho e renda de forma coletiva e sustentável.
A 4ª Conaes começou no dia 13 e vai até amanhã 16.
Mônia Ramos – Jornalista
Ascom Sintraf-Petrolina