Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira

0

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta sexta-feira (17) e seguem até o dia 21 de janeiro. De acordo com o cronograma oficial divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular será anunciado no dia 26 de janeiro, e o período de matrículas nas instituições de ensino vai de 27 a 31 de janeiro. Quem não for selecionado na primeira etapa poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no mesmo período.

O Sisu é um sistema gerido pelo MEC que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O acesso ao sistema de inscrição é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no Gov.br. Quando o candidato realiza o login, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

Durante o período de inscrição, é possível escolher até duas opções de curso, que podem ser alteradas até o último momento. A inscrição válida será a última registrada no sistema. Além disso, os candidatos devem preencher um questionário socioeconômico para verificar a elegibilidade aos critérios da Lei de Cotas.

Vagas na região

Na região, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferecerá 1.740 vagas em 33 cursos de graduação presenciais, distribuídos entre os campi de Petrolina e Salgueiro, em Pernambuco; Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia; e São Raimundo Nonato, no Piauí.

Já o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) disponibilizará 1.054 vagas em sete campi: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista.

Quem pode participar?

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que participaram do Enem 2024, desde que tenham obtido nota maior que zero na redação e não tenham se declarado como treineiros. Aqueles que não forem selecionados em nenhuma das opções de curso durante a chamada regular poderão concorrer às vagas remanescentes por meio da lista de espera.

As informações detalhadas sobre os cursos disponíveis, critérios de seleção e o número de vagas podem ser consultadas no site oficial do Sisu.