Sob a bandeira de Pernambuco, Raquel Lyra assume compromisso de convocar Lula para uma gestão efetiva em Pernambuco

0

Com as bandeiras de Pernambuco sob o corpo, Raquel Lyra (PSDB) e Priscila Krause (Cidadania) se reuniram, junto à lideranças políticas, apoiadores e militância, para uma entrevista coletiva à imprensa,  no Beach Class, na Zona Sul do Recife, onde realizaram o primeiro pronunciamento após o resultado do segundo turno das eleições. Com 58,70% dos votos, a ex-prefeita de Caruaru se consolidou como eleita para comandar o Palácio do Campo das Princesas. Raquel conquistou o pleito após disputar nos últimos 28 dias com Marília Arraes (Solidariedade), que obteve 41,30% dos votos válidos, e protagoniza uma eleição histórica por duas razões: ela é a figura que marca o fim dos 16 anos do PSB na gestão do estado, além de ser a primeira mulher governadora. Antes do segundo turno, Danilo Cabral (PSB), Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (União Brasil) também eram adversários.

 
Neutra a respeito da eleição presidencial, a tucana confirmou que, mesmo após o resultado que elegeu Lula, seguirá sem declarar o seu voto. Entretanto, ela assumiu o compromisso de convocar o presidente eleito, a partir de janeiro, para buscar recursos e executar projetos para Pernambuco. Segundo Raquel, a prioridade será dialogar, construir pontes e unir todo o estado. 


”Entre lulistas e bolsonaristas, votaram com a gente, confiando na gente. Assim como no Brasil, Pernambuco escolheu seu presidente. E eu quero parabenizar o presidente Lula, e falar que vamos buscar projetos e ações para superar tudo isso que nosso estado vive. O que não me falta é coragem. Coragem de unir os diferentes, de bater de porta em porta, de receber o apoio dos que acreditaram que o estado precisa mudar. O povo está cansado do mesmo grupo que está no poder e quer continuar a se perpetuando através de um rosto novo, mas que não representa a mudança que Pernambuco precisa. Eu e Priscila estamos prontas, mas sei que não estamos sozinhas. Para enfrentar esse desafio, vamos precisar de mais união, de não enxergar cores partidárias que poderiam nos dividir. Buscar construir as pontes que Pernambuco tanto sonha, com o Brasil e com o futuro” destacou Raquel. 


Emocionada, Raquel cantou o hino de Pernambuco e agradeceu a sua vice, Priscila Krause, pela confiança em realizar política do jeito certo. ”Fui para as ruas, para o chão, em cada região do estado, provei que fazer política do jeito certo vale a pena. Eu e Priscila nos comprometemos com o povo, não com promessas fáceis de falar, mas dizer que nós, juntos, podemos tirar Pernambuco desse momento de desalento. Falta comida na torneira, comida no prato, falta trabalho. Mas tudo isso mostra que estamos diante de uma grande oportunidade. A oportunidade de mudar a vida do povo de verdade’’ disse a tucana, que ainda criticou a gestão de Paulo Câmara, atual governador de Pernambuco.


Para Raquel, é tempo de falar de futuro, propostas e formas de fazer o estado crescer sem deixar ´´ninguém para trás  %u0301  %u0301. ‘’O governo atual é um governo de descrença, de desesperança e desalento. Quero fazer Pernambuco ser um estado unido. Quero trazer investimentos não só do nosso estado, mas do governo federal, para realizarmos obras estruturadoras. Nosso plano de governo está a postos’’, concluiu.


‘’Sonhamos em estar aqui hoje’’ diz Raquel Lyra sobre o marido

O primeiro momento da coletiva de imprensa foi emocionante para a maioria do público. Viúva há menos de um mês, Raquel Lyra, governadora eleita na noite de ontem (30), iniciou seu discurso pedindo por um minuto de silêncio em homenagem a Fernando Lucena, seu marido, que faleceu no dia 02 de outubro em razão de um mal estar súbito, aos 44 anos. A fatalidade, que aconteceu em pleno dia do primeiro turno das eleições, foi a razão pela qual Raquel não participou de boa parte da sua campanha de segundo turno. 


Com um discurso comovente sobre a participação do marido na sua trajetória, a tucana, que é mãe de dois filhos, relembrou a participação de Fernando nos seus passos. ‘’Sempre disse que não existia Fernando sem Raquel e Raquel sem Fernando. Sonhamos em mudar Caruaru, em estar aqui hoje. Meu amor, Nego, eu vou fazer tudo que a gente quis:vou cuidar de gente, cuidar daqueles que estão onde não chegaram, nos invisíveis. Foi pra isso que Deus nos deu nossa missão. Nossa família está aqui, nossos filhos estão aqui, você está aqui’’ declarou Raquel.

(Diário de Pernambuco)