Sobre variante delta ministro da saúde reforça vacinação: “Não podemos baixar a guarda”

0
(Foto: Jonas Santos/Ascom PMJ)

Para o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, a solução para combater a variante delta é acelerar a vacinação contra a covid 19 no Brasil. Além disso, estratégias de vigilância e isolamento imediato dos casos detectados em território nacional completam as diretrizes de combate a essa modalidade mais resistente do coronavírus.

“Agora no mês de agosto, mais de 60 milhões de doses serão distribuídas para Estados e municípios, em setembro vamos dobrar a aposta com mais 60 milhões, então, 120 milhões de doses. Isso vai garantir que toda a população adulta esteja vacinada com a primeira dose e cerca de 50% com a segunda dose. Isso é o melhor remédio para enfrentar não só a variante delta como qualquer variante. Além disso, estratégias de vigilância em saúde para que haja a detecção desses casos e o adequado isolamento dos que estão positivos. Enfim, é uma ação de todo dia, que nunca para, porque hoje tem a delta e amanhã pode surgir uma nova variante de preocupação e nós não podemos baixar a guarda”, reforçou.

Queiroga ainda defende sua tese, destacando a queda nos números da pandemia no Brasil, alcançada com o avanço da vacinação. “No mês de julho tivemos a redução de 40% dos casos, 40% dos óbitos, uma menor pressão no sistema de saúde e isso é fruto das políticas públicas que estão sendo colocadas pelo Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e as secretarias municipais. Exemplo disso é aqui em Petrolina. O prefeito Miguel Coelho me falava sobre a baixa letalidade da covid, isso por quê? Porque existe um aboa articulação da assistência a saúde deste município. Então, é assim que vamos enfrentar possíveis variantes do vírus”.