Adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Petrolina, no Sertão pernambucano, estão participando de aulas de campo na região do Rio São Francisco. As atividades fazem parte do Projeto Orla Nossa, que tem promovido ações de conscientização sobre o meio ambiente, por meio de tarefas como o plantio de espécies nativas em áreas de recuperação ambiental. Os socioeducandos já participaram de uma atividade externa e têm mais duas previstas para esta semana.
Antes das aulas na orla de Petrolina, houve uma palestra dentro da Funase sobre o Rio São Francisco e a importância da mata ciliar, com ministração do diretor de Projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, Victor Flores, que também é o responsável pelas aulas de campo. O objetivo da ação é, por meio dos conhecimentos repassados, oportunizar a inserção de adolescentes jovens do sistema socioeducativo no setor de trabalho ambiental na região do Vale do São Francisco.
Para Nídia Alencar, coordenadora-geral do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina, as atividades são importantes também para mostrar aos jovens a relevância do contato e da preservação do Velho Chico. “Um dos grandes objetivos é ressaltar para os meninos a importância política, social e econômica que o rio representa não só para Petrolina, como também para as outras cidades em que ele passa. Outro diferencial dessa atividade é que estamos tentando envolver todos os adolescentes que fazem parte da unidade da Funase, e isso faz com que eles fiquem mais empolgados para aprender e participar coletivamente”, avalia.