Socioeducandos da Funase fazem provas do Encceja

0

Um total de 299 jovens e adolescentes estão inscritos

Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em Pernambuco farão, nesta semana, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL), a aplicação é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a responsabilidade do certame é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Os alunos farão as avaliações em 10 Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) e nas oito Casas de Semiliberdade (Casem) administrados pela Funase em todas as regiões do Estado.

No total 229 socioeducandos estão realizando as provas, que se encerram nesta quarta-feira (19.10) do ensino fundamental e médio. Para certificação do ensino fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos e para o ensino médio, a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova. As provas são específicas para cada grupo, mas entre elas estão: Português; Matemática; Redação e Ciências.

A presidente da Funase, Nadja Alencar, explica que tem sido realizado um esforço conjunto para corrigir as distorções escolares dos alunos. “Recebemos adolescentes que, muitas vezes, antes de chegarem à Funase, já estavam fora da escola. Nas nossas unidades é desenvolvido um trabalho para que eles retornem os estudos. Temos aulas regulares dentro das unidades de internação e, para os que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade os estudos acontecem em escolas de referência das comunidades do entorno das Casas”, afirma.

Este ano também será realizado o exame de Supletivo. Já em janeiro de 2023 o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), previsto para os dias 10 e 11 de janeiro. “As inscrições para o Enem vão até o dia 21 deste mês. Estamos fazendo um trabalho para que o maior número de socioeducandos, aptos para as provas, participem do Exame”, pontua a coordenadora do Eixo Educação da Funase, Eunice Marques.

(Ascom Funase)