Solário de Dulce é inaugurado no Hospital Regional de Juazeiro e leva luz a pacientes em cuidados paliativos

0

Cuidar da vida é um gesto que ultrapassa o tempo e a cura, é estar presente mesmo quando o corpo se cansa, é reconhecer que cada instante merece ser vivido com dignidade. Inspirado por essa essência, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar vinculado ao Governo do Estado e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), inaugurou, na última terça-feira (04), o “Solário de Dulce”, um espaço dedicado ao acolhimento de pacientes em cuidados paliativos.

A pintura que embeleza o espaço com a imagem de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa nascida no Brasil, foi feita pelo estúdio Ducacto, e as plantas que adornam o solário são fruto de uma campanha de arrecadação realizada pelo complexo hospitalar em outubro, gesto coletivo que simboliza o envolvimento da comunidade em torno do cuidado.

De acordo com o médico paliativista e presidente da Comissão de Cuidados Paliativos (CP/HRJ), Luiz Sérgio Rezende, o objetivo da iniciativa é proporcionar um acolhimento humanizado e fortalecer o vínculo entre pessoas atendidas, equipe e familiares. “Hoje, o sentimento é de gratidão, inaugurar esse espaço é um avanço grande para a região, pois possibilita que nossos pacientes sejam acolhidos e cuidados independente do estágio da vida”, afirma. Em atuação desde 2021, a CP/HRJ vem desenvolvendo ações importantes para garantir que os pacientes tenham seus direitos atendidos e possam desfrutar de momentos de ternura, conforto e motivação nessa fase da vida.

A inauguração foi marcada por muita emoção e música. Entre as vozes que embalaram o momento, estava a da paciente Maristela da Cunha, já acolhida pela Comissão de Cuidados Paliativos. Cantora, ela expressou seu carinho e gratidão através da música, transformando a cerimônia em um encontro de fé, arte e afeto. “O momento foi maravilhoso e nós que trabalhamos com música temos sempre aquela vontade de levar alegria para as pessoas. Mesmo estando internada aqui eu achei espetacular poder celebrar com todos a inauguração de um espaço tão bonito e que vai servir para todos, aqui será também nosso refúgio”, relatou.