Os Cartórios de Registro Civil do Brasil tem relacionado o aumento no número de óbitos registrados ao longo da pandemia da Covid-19, as restrições de circulação e horários reduzidos de atendimento em alguns estados ao crescimento de 162% nos pedidos de segundas vias de certidões de óbitos, nascimentos e casamentos por meio eletrônico.
Os documentos são necessários para sepultamento, solicitação de benefícios da previdência social, compra e venda de imóveis, entrada em inventários, separações, divórcios, inclusão em planos de saúde e atendimentos em hospitais. As certidões podem ser solicitadas de forma digital pelo site: www.registrocivil.org.br
Os dados mostram que os pedidos passaram de 18.090 em março de 2020 para 42.087 em fevereiro deste ano. Na comparação entre os últimos dois meses de fevereiro, o aumento foi de 145%, enquanto que na comparação entre os meses de março o acréscimo foi de 116%.
Necessárias para atos cotidianos que vão do sepultamento de um corpo à concessão de benefício do INSS, divórcios e atendimento na saúde,
Ao fazer a solicitação, o cidadão pode optar por receber a certidão em papel ou digital, em meio eletrônico. Caso opte pelo papel, há a possibilidade de receber o documento pelos Correios ou retirar no Cartório mais próximo de sua residência. Caso a opção seja pela certidão digital, a mesma é enviada para o email do usuário, que pode encaminha-la de forma eletrônica aos órgãos competentes. Caso imprima, passa a ser considerada cópia.