Desde a última quinta-feira (26), as forças russas vem bombardeando diversas regiões da Ucrânia, deixando milhares de cidades destruídas. Por conta do conflito, muitos brasileiros estão tentando sair do país. Em meio aos dias tensos, uma brasileira, que tem uma fazenda na divisa entre a Romênia e a Ucrânia, ofereceu toda estrutura ao Itamaraty para transformá-la no consulado brasileiro.
Maria Teresa Coelho Cunha Bueno, é neta do ex-governador Nilo Coelho e bisneta do Coronel Quelê, personalidade histórica de Petrolina. Junto com o marido, que é alemão, decidiram ajudar os refugiados brasileiros. Ela contou, em entrevista para o GRTV 1ª edição,que “vão montar um posto avançado dentro da fazenda, os funcionários do consulado vão ficar hospedados na minha casa e irão usar o escritório como apoio para as pessoas que estão tentando atravessar”.
Na reportagem Maria Teresa diz que o espírito de solidariedade é algo enraizado na família. “O drama do retirante sempre foi algo muito vivo e forte na nossa família. Meu avô, o senador Nilo Coelho e meu tio, Osvaldo Coelho, tomaram as dores dos retirantes e fizeram a bandeira da vida deles”, disse.
Confira a matéria completa aqui.