O Estado de São Paulo deverá acabar com a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes externos a partir da próxima quarta-feira (9). O governador João Dória (PSDB) se reunirá na terça-feira (8) com secretários e o Comitê Científico da Covid-19 para fechar todo o trâmite da liberação.
A princípio, a máscara só poderá ser tirada em via urbana e ambientes a céu aberto – como área externa de bares e restaurantes, além de parques e praças, por exemplo. Mas existem ainda alguns impasses, que serão discutidos na reunião de terça-feira, como a liberação do acessório em áreas livres de escolas, estações de metrô e terminais rodoviários, onde há aglomerações de pessoas.
Segundo o governo paulista, houve uma queda progressiva de internações nos últimos 30 dias e atualmente há redução de 62% no número de internações nas enfermarias e 52% em UTI. Em relação à vacinação, até às 13h da sexta-feira (4), os dados indicavam que 88,5% de toda a população, incluindo crianças acima de cinco anos, alcançaram o esquema vacinal completo.
(Folha de São Paulo)