SPM Bahia promove formação com Guarda Civil Municipal de Juazeiro para fortalecer enfrentamento à violência contra a mulher

0

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM) realizou, nesta quinta-feira (27), em Juazeiro, uma formação técnica direcionada a integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). A iniciativa, promovida em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, tem como objetivo ampliar e qualificar as ações de enfrentamento à violência contra a mulher no município.

A atividade foi conduzida pela coordenadora da Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Ana Clara Alto, que destacou a importância da capacitação permanente das instituições que integram a rede de proteção.
“Parabenizamos a Secretaria de Segurança Cidadã por reconhecer a necessidade da formação continuada desses profissionais. Nesta capacitação, abordamos o tema da prevenção à violência política de gênero e reforçamos a importância da integração entre as instituições que atuam no combate à violência doméstica, para que a atuação seja mais efetiva e faça a diferença na vida das mulheres”, afirmou.

Segundo o Instituto DataSenado, 88% das mulheres brasileiras já sofreram violência psicológica em algum momento da vida, e 71% das agressões são testemunhadas por terceiros, incluindo crianças. As denúncias na Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) cresceram 33% em 2025.

O levantamento também revela que 70% das vítimas buscam ajuda inicialmente na família, enquanto apenas 30% procuram a polícia, geralmente quando a situação se torna insustentável.

Na Bahia, dados recentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) apontam uma redução de 20% nos índices gerais de violência em Juazeiro, incluindo feminicídios. A cidade conta com uma rede de proteção estruturada, que vem fortalecendo o enfrentamento à violência doméstica e familiar.

O secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, destacou que ampliar as políticas de proteção às mulheres é prioridade da gestão municipal. “Já estendemos o atendimento da Patrulha Maria da Penha para 24 horas e buscamos essa parceria com a SPM para qualificar cada vez mais nossos profissionais. É uma formação essencial, considerando que os agentes da GCM vivenciam essas situações no cotidiano”, ressaltou.

A inspetora-chefe da Guarda Civil Municipal, GCM Hermínia Dias, enfatizou o impacto positivo da capacitação no atendimento à população. “Essa formação continuada fortalece competências e consolida práticas fundamentais no atendimento às mulheres. Quem ganha é a população, com uma Guarda Civil Municipal mais preparada, sensível e apta para atuar no enfrentamento à violência doméstica e familiar”, afirmou.