Os vendedores ambulantes e catadores que trabalharam dentro do Pátio Ana das Carrancas durante o São João de Petrolina, contaram com um espaço acolhedor e seguro para deixar seus filhos: o ‘Stand Social’. O local, criado pela Prefeitura de Petrolina, funcionou todas as noites das 18h às 4h da manhã, na área destinada aos serviços públicos.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, ofereceu um espaço de convivência com acolhimento e segurança para as crianças, enquanto seus pais trabalhavam para garantir uma renda extra durante o Melhor São João do Brasil. O ‘Stand Social’ contou com equipe multidisciplinar e disponibilizou alimentação, contação de história, atividades recreativas e local de soneca para 117 crianças.
A catadora Débora Lima, de 43 anos, deixou as duas filhas e uma sobrinha no ‘Stand Social’ e conta que aprovou a iniciativa. “Eu achei uma excelente ideia, saber que enquanto eu trabalho minhas meninas estão aqui em segurança. Parabenizo a gestão por essa iniciativa”.
Proteção
Durante as 10 noites de festa, as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social circularam no Pátio Ana das Carrancas fazendo busca ativa para identificar crianças e adolescentes expostos ao trabalho infantil ou a exploração sexual e fazerem os encaminhamentos necessários.
Além disso, com o objetivo de garantir a segurança das crianças que foram curtir o São João ao lado dos pais ou responsáveis, foram disponibilizadas pulseiras para facilitar a identificação dos menores. A medida era para auxiliar na localização em casos de crianças perdidas. No acessório eram colocados o nome e um telefone de contato. Ao todo, 3.130 crianças foram identificadas durante o período de 14 a 24 de junho.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos