Os estudantes da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, vivenciam de 01 a 03 de setembro, a Semana Acadêmica de Economia e Comércio Exterior. Esse ano, o evento será através de plataforma virtual e debaterá como o Brasil pode enfrentar a crise econômica e social provocada pelo coronavírus. O impacto da pandemia nos negócios e diversos setores da economia e quais são as estratégias para vencer a crise também serão abordados.
Dentre as atividades previstas no evento, o Webinar contará com palestras e a participação de diversos profissionais das áreas de relações internacionais, administração, ciências contábeis, economia e comércio exterior. As palestras serão direcionadas para temas fundamentais para o desenvolvimento do país, com foco na crise causada pela pandemia da covid-19.
Além dos profissionais convidados, estão confirmadas as participações do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o presidente da Facape e presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Antônio Habib; a presidente do Conselho Regional de Economia, Ana Cláudia Arruda e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, Guilherme Coelho.
O Webinar dos cursos de Economia e Comércio Exterior terá início nesta terça-feira (01) a partir das 19h, e é organizado pelos colegiados de Economia e Comércio Exterior. Com uma programação de três dias, o evento vai discutir temas como “Políticas Públicas e Privadas no Enfrentamento e Retomada de Negócios”, “Comportamento dos Seguimentos de Mercado na Pandemia” e “Inovações e Tendências na Pandemia.
Para a professora e coordenadora do curso de Comércio Exterior, Michela Mota, a Semana Acadêmica de Economia e Comércio Exterior é um momento de debate científico e mercadológico com pauta atual e de interesse dos alunos e da sociedade. “Nesse momento de Pandemia e de ressignificação de muitas estratégias é importante um evento que possa trazer a realidade de alguns segmentos importantes para economia local, bem como ofertar ao público participante novas perspectivas ou oportunidades para a continuidade de seus negócios”, ressaltou Michela.
A professora, Maria do Socorro Macedo, coordenadora do curso de Economia da Facape, explica que essa curva de aprendizagem sobre mercados e negócios em tempos de pandemia, está longe de chegar ao fim, pois há muito que se aprender e construir. De acordo com Socorro, cabe a academia discutir essa formas de lidar com a crise, apontando métodos juntamente comunidade local e com todo o público interessado. “Sabemos que nesse momento de aprendizagem, várias práticas mudaram. Os negócios, os mercados, os bens e serviços não voltarão mais ao patamar anterior. Alguns seguimentos já retornarão com inovações, aprendizagens e perdas. Isso traz a necessidade de se conhecer e perceber como evoluir com um comércio, indústria e serviços, sendo eles de assalariados ou autônomos, e como eles podem encontrar alternativas e oportunidades nesse momento tão complexo”, afirma a professora Maria do Socorro.
A programação completa você encontra neste link de inscrição para o evento que é aberto ao público e inteiramente gratuito.(Assessoria de Comunicação da Facape)