Na tarde de terça-feira (26), uma operação policial conjunta envolvendo a 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Pernambuco e forças da Bahia resultou na morte de Euclides Muniz da Silva Júnior, conhecido como “Juninho Psicopata”. Investigado por pelo menos 20 homicídios, incluindo cinco contra mulheres, ele era apontado como líder do Comando Vermelho em Juazeiro-BA e alvo prioritário das forças de segurança.
A ação ocorreu no município de Santa Maria da Boa Vista, onde policiais foram cumprir um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Senhor do Bonfim-BA. Segundo a polícia, ao ser abordado, Juninho reagiu com disparos, levando os agentes a revidarem. Ele foi socorrido ao Hospital Municipal Monsenhor Ângelo Sampaio, mas chegou à unidade sem vida.
O comandante da 7ª CIPM, Major Fradiki, explicou que Juninho estava sendo monitorado há dias e que o momento da abordagem foi estrategicamente escolhido. “Infelizmente, no momento da ação o elemento reagiu, fomos obrigados a repelir a injusta agressão”, afirmou o oficial.
O confronto envolveu equipes da RONDESP, Cipe-Caatinga, GATI da 7ª CIPM e serviços de inteligência de Pernambuco e Bahia. No local, foram apreendidos:
- Uma pistola calibre 9mm com carregador de alta capacidade;
- 11 munições;
- Substâncias ilícitas;
- Uma carteira de identidade falsa;
- Sete celulares;
- R$ 670 em espécie.
Todo o material foi encaminhado para a Delegacia de Santa Maria da Boa Vista, que dará continuidade às investigações.
Boatos sobre a fuga de outro suspeito foram negados pelo comandante. De acordo com ele, Juninho era o único alvo da operação. Durante a ação, familiares que estavam na residência saíram ilesos.
Em nota conjunta, as Polícias Militar de Pernambuco e da Bahia reforçaram o êxito da operação, que foi resultado de investigações conduzidas pelos núcleos de inteligência da 7ª CIPM, da 2ª CIPM e da FICCO/BA.
“As polícias militar de Pernambuco e da Bahia, em operação conjunta, cumpriram mandado de prisão por homicídio, no município de Santa Maria da Boa Vista. O suspeito reagiu à abordagem policial, sendo ferido no confronto e encaminhado a uma unidade hospitalar, porém, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Na ação foram apreendidos arma com numeração suprimida, munições, substância ilícita, celulares, dinheiro em espécie e documentação falsificada. A operação das equipes da 7ª CIPM da PMPE, da CIPE Caatinga e da RONDESP, ambas da PMBA, foi resultado das investigações dos núcleos de inteligência da 7ª CIPM, 2ªCIMP e FICCO/BA. Todo o material apreendido foi encaminhado a Delegacia de Santa Maria da Boa Vista, responsável pelas investigações”.