Suspensas até 31 de julho, aulas presenciais serão retomadas após plano de retomada em Pernambuco

0
Pré Vestibular Social realizado no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. Macaé/RJ. Data: 03/08/2015. Foto: Juranir Badaró/Prefeitura de Macaé.
(Foto: Reprodução/ Juranir Badaró)

Em coletiva virtual nesta terça-feira (30), o secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Alexandre Rebêlo, falou sobre a renovação da suspensão das aulas. Conforme o gestor, são discutidos novos protocolos com entidades representantes dos diversos segmentos da educação. Ao longo do mês de julho, Fred Amancio, secretário estadual de Educação e Esportes vai apresentar protocolos e o cronograma de retomada das atividades.

As aulas presenciais em instituições de ensino públicas ou privadas de todo o estado estão suspensas até o dia 31 de julho por causa da pandemia do novo coronavírus. O decreto estadual que determinava a suspensão tinha prazo até esta terça-feira (30), mas a medida foi renovada por mais um mês. As atividades presenciais em instituições de ensino estão proibidas desde 18 de março, ou seja, já são 104 dias sem aulas presenciais em Pernambuco.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação e Esportes pontua que “o governo de Pernambuco prorroga a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino em todo o Estado até o dia 31 de julho. A Secretaria de Educação e Esportes está trabalhando na elaboração de um plano para retomada das atividades presenciais que inclui um protocolo com diretrizes específicas  para a Educação, observando todas recomendações pedagógicas e sanitárias”.

No decreto publicado em março, o governo estadual não estabeleceu validade para a suspensão das atividades presenciais em instituições de ensino. Posteriormente,  o governo determinou um prazo até 30 de abril, quando foi anunciada uma nova prorrogação até o fim de maio. Depois, o decreto foi renovado até 30 de junho e, agora, o decreto foi, mais uma vez, prolongado.

Na rede estadual de ensino, desde o dia 6 de abril, aulas passaram a ser transmitidas pela televisão e pela internet, pela plataforma Educa-PE. Em maio, o governo anunciou a antecipação do recesso escolar da rede. As férias começaram no dia 15 e terminaram em 29 de maio. No recesso, ficaram suspensas a produção e oferta de novos conteúdos de aulas remotas e outras atividades não presenciais.

(Com informações: Diário de Pernambuco)