“Suzana pare de agir com tanta perversidade com o servidor”, desabafam integrantes do Sintrab sobre atraso dos salários dos profissionais da saúde de Juazeiro

0

Em entrevista ao programa Nossa Voz, na manhã desta quinta-feira (9), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sintrab), Telma Marineide, e o diretor financeiro da entidade, Ronivaldo Ferreira, denunciaram atrasos salariais e irregularidades na gestão municipal de Juazeiro. 

Segundo Telma, os servidores da saúde reclamam do atraso que está havendo por parte da prefeitura. “A gestão está agindo de forma arbitrária aos trabalhadores. Os servidores estão com os salários atrasados, é um absurdo há mais de 8 dias após o mês trabalhado alguns servidores receberem, isso quer dizer os efetivos, mas mesmo assim houve um atraso. Nos temos mais de 600 pais de família sem receber salário até hoje, mas tem obrigação e precisa trabalhar. Suzana pare de agir com tanta perversidade com o servidor”, disse.

A presidente do Sintrab destacou que essa situação não é de agora, mas tem sido desde o início da gestão. “É rotineiro para Juazeiro pagar salário de saúde atrasado, mas já informamos ao Ministério Público, não houve nenhuma atuação até o momento. Com isso, a prefeitura age com irregularidade, a partir do momento que há repasses, tem que passar dentro do mês. O mês tem 30 dias e o servidor deve receber até o máximo dia 3”, afirmou.

Telma Marineide, denunciou a falta de prioridade e erros no pagamento dos servidores da saúde, afirmou que a prefeitura tem privilegiado o pagamento dos fornecedores, deixando os servidores para depois. “O município está pagando antecipadamente aos fornecedores e somente depois é que está pagando aos servidores da saúde. Quando vem o salário do servidor, vem faltando, é incompleto”, disse.

Também ressaltou que os erros no pagamento são recorrentes. “Quando isso acontece, você tem que esperar a correção no próximo mês. Ainda tem da prefeitura não entregar o contra cheque anterior para que você veja se está errado e pedir a correção. Você tem que esperar que o RH não erre na próxima folha”, afirmou.

Além disso, atribuiu os erros ao despreparo dos funcionários do RH da prefeitura. “Não vamos esperar que as pessoas que estão no RH estudem e sejam capacitadas. Isso é um absurdo porque está acontecendo desde a época do Doutor Fernando”, disse.

A presidente do Sintrab informou que o sindicato vai se reunir com o secretário de Saúde interino de Juazeiro, Alcione Eneas, para discutir o problema.

O diretor financeiro do Sintrab, Ronivaldo Ferreira, afirmou que os erros no pagamento são recorrentes e ocorrem de forma aleatória. “Não há um padrão, não há uma lógica. O servidor pode receber o salário completo, pode receber incompleto, pode receber com valores errados”, disse.

Ronivaldo Ferreira também destacou que a redução da margem consignável, publicada em decreto municipal em setembro de 2023, está causando prejuízos ao sindicato. “Os planos de saúde dos servidores não estão sendo descontados no valor real, e o sindicato está recebendo um valor menor”, afirmou.

Por isso, solicitou aos servidores que compareçam ao sindicato para que possa regularizar a situação, devido a um erro de repasse feito pelo RH da prefeitura Municipal de Juazeiro.