TCE-PE quer capacitar municípios para construção planos de segurança pública

0

O levantamento do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) sobre o envolvimento dos municípios com a segurança pública deixou claro que há um enorme desafio para inserir as gestões nas estratégias de redução da violência. Como mostrou a pesquisa, 97% das 184 cidades ainda não têm um diagnóstico da realidade local. E 92% delas não contam com plano municipal de segurança.  

Gerente de Fiscalização da Segurança e da Administração Pública do TCE-PE, o auditor de controle externo Bruno Ribeiro afirmou que, após os resultados do levantamento, a ideia é realizar uma capacitação com os municípios para que possam criar planos de segurança e contribuir com as ações de prevenção social. 

“A gente não pretende ficar só no diagnóstico, mas passar por uma evolução do trabalho, com capacitação para os municípios e, depois de um tempo, fazer uma nova rodada de avaliação para comparar como ficou após a atuação do tribunal. O que me parece hoje é que os municípios estão um pouco afastados dessa temática. A gente quer incluí-los como agentes estratégicos na melhoria da segurança”, disse. 

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) reforçam a importância de os municípios se engajarem no combate à violência, não deixando a responsabilidade apenas para o governo estadual. Com 34,76 óbitos por 100 mil habitantes, Pernambuco figura em 4º lugar no ranking dos estados com maior taxa de mortes violentas intencionais, perdendo apenas para Amapá, Bahia e Alagoas. As estatísticas são referentes ao primeiro quadrimestre deste ano. 

Fonte: JC