Os médicos que atuam no serviço de Atenção Básica do município passaram, na última semana, por uma atualização sobre o teste do olhinho. O exame acontece nas Unidades Básicas de Saúde e tem como objetivo avaliar o bebê e seus reflexos nos primeiros dias de vida. A ação ocorreu no auditório da FACAPE e foi conduzida pelo diretor médico da Secretaria de Saúde, Erick Oliveira, e pela médica pediatra Camila Arcanjo.
Por meio do teste do olhinho é possível fazer um rastreio e até mesmo identificar possíveis cânceres oculares, cataratas congênitas, entre outras doenças visuais. Caso seja identificada alguma alteração, a criança deve ser encaminhada ao oftalmologista pra que o especialista realize a intervenção precoce necessária para a prevenir deficiências visuais, evitando assim possíveis cegueiras em crianças.
O teste do olhinho, ou teste do reflexo vermelho, é recomendado para todas as crianças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, este é um exame que deve ser feito logo após o nascimento e repetido algumas vezes até os três anos de idade.