Titular da Pasta de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco dá recado aos jovens: “Vocês não são imortais”

0
Foto: Procon/ Divulgação

Na manhã desta terça-feira (9), o Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Dr. Pedro Eurico, participou ao vivo por telefone do Programa Nossa Voz, para comentar sobre a fiscalização de eventos clandestinos que geram aglomeração em Pernambuco. No último final de semana, em Moreno, Região Metropolitana do Recife, uma Operação conjunta entre Procon-PE, Polícia Militar e Bombeiros interditou uma festa com mais de 100 pessoas numa fazenda.

Sobre o caso, Dr. Eurico comentou. “Primeiro, quero agradecer à grande maioria da população, dos empresários, que aderiram ao decreto do Governo do Estado e respeitaram as medidas restritivas que começaram neste fim de semana. Infelizmente, tem os irresponsáveis, que não têm respeito aos familiares, ao próximo, que insistem em festas clandestinas. Nesse caso em Moreno, os dois produtores foram recolhidos e vão responder por crime à saúde pública e tráfico de drogas, uma vez que foram encontradas machonha, ecstasy e cocaína no local.

O Secretário afirmou que pessoas que forem encontradas em festas clandestinas podem pagar multa, além de detenção ou reclusão de 1 a 5 anos de cadeia. “Festas são absolutamente criminosas. Quem for pego está atentando contra a saúde pública, pode pagar multa, ser detido ou ainda pegar uma pena de 1 a 5 anos. A gente pede que a população nos auxilie. Se souber de alguma festa clandestina, denuncie através do 190, da Polícia Militar, ou no whatsapp do Procon- Pernambuco, (81), 3181-7000. As fiscalizações têm sido frequentes, inclusive com a contratação através de gratificação de 1.600 policiais militares. Em Petrolina, podem acionar o Procon municipalizado, o Prodecon, que presta um importante trabalho”, explica.

Dr. Eurico afirmou ainda que o Governo do Estado tem um planejamento elaborado para fiscalizar e conduzir a situação nas próximas semanas. “Com essas medidas restritivas, esperamos que o número de internações em enfermarias, e, principalmente em UTIs, caiam. Nossa prioridade é garantir a vida e a saúde, nós não queremos aqui um lockdown de fechar todas as atividades, como é o caso de São Paulo, Bahia, Ceará e Belo Horizonte.

O entrevistado deixou inclusive um recado direcionado aos mais jovens. “Vocês precisam se conscientizar que não são Homem-Aranha, Superman, Mulher Maravilha. Jovens não são imortais. Atualmente, quase 30% dos leitos em Pernambuco estão sendo ocupados por jovens adultos… Esta nova cepa é muito mais perigosa e muito mais contagiante”, finalizou.