Tolentino apresenta marca da gestão municipal e rebate Júlio Filho: “Carrega cinco ou seis derrotas nas costas”

0

Ao discorrer sobre o currículo de Simão Durando, o assessor especial da Prefeitura de Petrolina, Orlando Tolentino, reforçou as qualificações e a experiência do prefeito em gestão pública. Ao conceder entrevista ao Nossa Voz, Tolentino rebateu as críticas feitas pelo advogado e oposicionista, Júlio Lóssio Filho, sobre Durando não ser “um líder e sim um liderado”, na condução do Município. 

“A gente fica triste com a participação do jovem advogado Júlio Lóssio Filho, que já carrega cinco ou seis derrotas nas suas costas. Então, ele já está envelhecido na política. A população de Petrolina não se comunica bem com esse jovem, porque todas as vezes que ele oportunizou, que colocou  nome à disposição, foi derrotado. Ele tem que se colocar no lugar dele porque para falar de Simão tem que comer muita poeira”, alfinetou.

Inicialmente, Toletino fez questão de listar as experiências anteriores do gestor, antes de assumir a Prefeitura de Petrolina. Simão é um jovem, com grande talento do nosso grupo. Tem uma experiência exitosa na administração pública que já começou lá atrás, quando trabalhou no governo do, então prefeito, Fernando Bezerra Coelho, na Secretaria de Obras, passou pela assessoria do nosso deputado [federal], Fernando Filho, fez uma brilhante passagem pelo Sest Senat e Miguel convidou Simão para ser seu secretário de governo. Em seguida, Simão acumula a Secretaria de Governo e a Secretaria de Agricultura tocando importantes projetos no primeiro governo de Miguel”. 

Na sequência, ele relembrou a transição de governo no município e adaptação de Simão ao novo cargo. “Em função de todas essas participações de Simão no nosso grupo, ele foi convidado por Miguel, por Fernando Filho, Antônio e pelo [ex] senador Fernando Bezerra, foi ungido a ser o vice de uma gestão extremamente exitosa. E Miguel foi convocado a disputar a eleição e entregou a prefeitura à Simão, com uma administração que chegava, à época, a mais de 92% dos petrolinenses aprovando o governo de Miguel, que tinha todas as credenciais e disputou a eleição. Teve um sucesso político, o Sertão do Estado, que tem apenas 17% e ele saiu da cidade mais importante da região e disputou em pé de igualdade com vários candidatos, inclusive com a governadora eleita”. 

Na opinião do assessor especial, o prefeito está se saindo bem. “Simão está dando conta do recado, tem qualificação técnica, liderança, é pós graduado, vem de um berço, com seu pai, Simão Durando, que foi prefeito, vice-prefeito, vereador e sua mãe, Josepha. Tem uma narrativa própria, uma família focada que transformou a vida de muitos petrolinenses através da educação. Então, Simão tem toda uma qualificação técnica, pessoal, um bom pai de família, um bom marido, uma pessoa extremamente agradável e tem feito uma gestão continuando todos os avanços que Miguel fez pela nossa cidade”. 

Questionado sobre a afirmação de Júlio Lóssio Filho, que reforçou ao Nossa Voz, que Simão não teria ainda impresso sua marca de governo, Tolentino discordou. “Eu acho que esse jovem deve estar morando em Brasília, que foi onde ele estudou. Não sei se ele, de fato, mora aqui. Acho que mora aqui, mas anda pouco. Miguel avançou, sobremaneira, duplicou avenidas, pavimentou mais de 1200 ruas, tem obras muito importantes de direito positivo, que foi a Casa de Parto. Simão continuou a gestão criando a sua marca própria. Ele criou várias marcas, estabelecendo os eixos prioritários da gestão. Simão conduz, nós temos várias reuniões de avaliação, mas, sobretudo com a cobrança de metas para os secretários, para fazer as entregas que foram pactuadas com a nossa cidade. E com isso, ele cria uma grande marca; seu eu fosse estabelecer a maior marca do governo de Simão, é a prioridade na educação”. 

Para o assessor, a atenção da gestão municipal com a educação é uma prova de competência. “Petrolina é uma cidade de presente e de futuro, nós temos aqui a maior quantidade de escolas de ensino integral das grandes cidades do Nordeste brasileiros, que se destaca entre Feira de Santana, Campina Grande, Caruaru, Juazeiro do Norte, mas a cidade em que mais investe e tem transformado a vida das pessoas através da educação, é Petrolina. Então, uma grande marca do governo do prefeito Simão, eu diria que é a educação, quando ele amplia as escolas de ensino integral, quando oferta um ensino de qualidade, oportunizando as pessoas mais simples da periferia, do interior da nossa cidade, ar condicionado nas escolas, preparação e qualificação dos profissionais da educação, com a Escola do Saber. As escolas vêm sendo reformadas e ampliadas, dando dignidade às pessoas mais simples. Portanto, há um olhar e uma preocupação em mudar, de fato, a vida das pessoas através da educação, finalizou”.