Trabalhadores da rede estadual de educação de Pernambuco decretam greve

0

Em assembleia geral virtual realizada nesta quinta-feira (15), trabalhadores da Educação de Pernambuco decretaram greve em todas as atividades presenciais na rede estadual de ensino. 

A assembleia foi realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Na mesma reunião, a categoria também decidiu que as atividades remotas podem continuar ocorrendo. 

A greve será deflagrada na próxima segunda-feira (19), cumprindo o prazo de 72 horas de antecedência conforme estabelece a legislação de greve.

Pelo cronograma do Governo do Estado, estava prevista para segunda-feira a retomada gradual nas escolas da rede, com o terceiro ano do ensino médio, todo o ensino infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

O Sintepe representa professores, servidores administrativos e analistas da rede pública estadual de Pernambuco. O Sindicato enviou e-mail ainda na noite desta quinta-feira para o Governo do Estado, assim como vai dar ampla publicidade à sociedade da decisão coletiva da categoria. A direção do Sintepe vai divulgar um calendário de atividades de apoio à greve.

O Sindicato já colocou nas ruas a Campanha “Respeite nossas vidas! Vacine os/as Trabalhadores/as em Educação!”. A campanha está sendo veiculada em mídia externa e nas redes sociais do Sindicato. 

A ideia é reforçar a luta pela vida de toda comunidade escolar – ameaçada pela Covid-19 – e se posicionar contra o retorno às atividades presenciais neste momento da pandemia. (Folha PE)