Trabalhadores rurais aprovam pautas para negociação coletiva em Petrolina e no Sertão do São Francisco

0

Trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais do Sertão do São Francisco aprovaram, nesta quarta-feira, dia 17, as pautas que irão conduzir as negociações coletivas para 2026. Foram dois dias de assembleias com a participação dos delegados sindicais de Petrolina, que definiram as principais necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais da hortifruticultura em Pernambuco. Esta é a 32ª Campanha Salarial do Sertão do São Francisco.

Na terça-feira, dia 16, o debate concentrou-se, principalmente, na análise da atual conjuntura política e do cenário econômico do Vale do São Francisco, com a participação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Foi uma oportunidade essencial para que a categoria discutisse melhorias nas condições de trabalho.

Já no segundo dia, os delegados se dividiram em grupos para apresentar as propostas de melhorias que devem ser colocadas na mesa de negociação para fazer parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2026. A categoria colocou em debate temas como: alimentação no local de trabalho, salário, vale-refeição, feriado sem compensação, entre outros.

Além de Petrolina, participaram dessa construção de pauta os sindicatos de Lagoa Grande, Belém do São Francisco, Inajá e Santa Maria da Boa Vista, juntamente com representantes da CONTAR, da FETAEPE e da Oxfam Brasil.
ASCOM STTAR Petrolina