Trabalho do HU-Univasf recebe menção honrosa em Congresso Pernambucano de Cardiologia

0

Uma pesquisa realizada no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu menção honrosa no 33º Congresso Pernambucano de Cardiologia, realizado no período de 14 a 16 de agosto. Durante o evento, ocorrido em Recife (PE), o trabalho também foi classificado em primeiro lugar na categoria de temas livres.

O artigo, intitulado “Associação entre disfunção ventricular esquerda subclínica avaliada pelo Strain Global Longitudinal e comprometimento cognitivo leve em idosos” é fruto da pesquisa de doutorado da médica ecocardiografista do HU, Polyana Evangelista Lima, e teve coautoria de Paula Andreatta Maduro, profissional de Educação Física, Fellipe Domingos Pereira, médico ecocardiografista e do cardiologista Tibério José Lopes, além de pesquisadores da Universidade de Pernambuco (UPE). O objetivo foi avaliar os efeitos de uma técnica avançada de ecocardiograma, o Strain, em idosos com comprometimento cognitivo leve.

“Realizamos ecocardiograma Strain Holter de 24 horas em idosos acima de 60 anos para avaliar se já existem alterações cardíacas precoces naqueles com comprometimento cognitivo leve”, afirma Polyana Lima. A pesquisa possibilita a identificação precoce de alterações cardíacas no idoso com comprometimento cognitivo leve, o que possibilita a criação estratégias de prevenção para evitar a progressão do declínio cognitivo, melhorando, dessa forma, capacidade funcional e a sobrevida dos pacientes.

A cardiologista comemorou a menção honrosa recebida durante o 33º Congresso Pernambucano de Cardiologia. “É uma honra imensa, pois a gente se doa muito, fazer pesquisa não é fácil e ter esse reconhecimento faz a gente ter vontade de continuar cada vez mais. Agradeço a toda equipe do laboratório de ecocardiografia do HU-Univasf que me apoiou muito durante a realização do estudo”, comenta.

Sobre a Ebserh

O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Assessoria