Mesmo diante da chuva que caiu na madrugada desta quarta-feira, não foram registradas intercorrências na cidade. Esse resultado é atribuído ao trabalho preventivo realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), focado na limpeza dos canais e galerias que compõem a infraestrutura hídrica da cidade.
A gestão municipal tem se antecipado aos desafios climáticos, implementando ações eficazes para minimizar os impactos das chuvas que, normalmente, caem nesta época do ano. A limpeza dos riachos urbanos (canais), realizada previamente, revelou-se uma estratégia importante para prevenir alagamentos e garantir a fluidez do escoamento das águas pluviais.
O Secretário de Serviços Públicos, Charles Leal destacou a importância da prevenção e do trabalho contínuo da gestão municipal. “Investir na prevenção é fundamental para proteger nossa população. A limpeza dos canais e galerias foi realizada de forma minuciosa, permitindo que, mesmo diante de chuvas intensas, a cidade não enfrente problemas significativos”, afirmou o secretário. Todos os 6 canais que cortam a cidade estão passando por limpeza preventiva. Esta semana, está sendo limpo o canal do Jacaré.
O empenho da equipe de serviços públicos não se limitou apenas à limpeza dos canais, mas também abrangeu a manutenção e desobstrução das galerias pluviais, garantindo o correto escoamento das águas e prevenindo inundações em pontos críticos da cidade.
A prevenção adotada pela Prefeitura de Juazeiro reflete não apenas o compromisso com a segurança e o bem-estar da população, mas também uma gestão que busca soluções inovadoras para enfrentar os desafios impostos pela natureza. O trabalho contínuo na manutenção da infraestrutura urbana reforça a visão da administração municipal em construir uma cidade preparada para este período chuvoso.
De acordo com a Defesa Civil, foram 26mm de chuva esta noite e a previsão é de mais chuva até o final da semana. As equipes da Sesp, do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) e da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), seguem monitorando a cidade para garantir a segurança da população.
—
Fonte – Ascom Sesp/PMJ