O voluntariado é uma das práticas de entrega mais importantes para a transformação social. Nesta quinta-feira (05), instituições, organizações da sociedade civil e governos ao redor do mundo comemoram o Dia Internacional do Voluntário. A data foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, e reconhece o voluntariado como parte das soluções para o desenvolvimento da sociedade.
No município, o programa de voluntariado Transforma Petrolina, criado pela Lei Municipal nº 3.379/2021, exerce há cinco anos um trabalho sistêmico para fortalecer o voluntariado em ações voltadas à defesa dos direitos humanos, valorização de idosos, segurança nutricional, atenção à pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de incentivar, de forma permanente, a prática do voluntariado entre profissionais, estudantes, empresas parceiras, universidades e outros segmentos da comunidade.
Para estimular o voluntariado na cidade, o programa disponibiliza àqueles que participam de forma contínua ou periódica, tanto das ações quanto da rotina dessas instituições, um certificado emitido pela plataforma do Transforma Petrolina. Além de agregar novas habilidades ao currículo social do voluntário, o documento ainda garante benefícios como: critério de desempate para qualquer pessoa em concursos públicos do município e dispensa remunerada exclusivamente para funcionários da prefeitura que cumprirem 10 horas de voluntariado.
Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o voluntariado permite que as pessoas participem do desenvolvimento do município de forma conjunta. “Essa prática tão bonita tem um impacto duradouro por sua capacidade de mudar a mentalidade, atitudes e comportamentos”, afirma.
Assessora de Comunicação do Transforma Petrolina