O Transforma Petrolina, programa de voluntariado criado pela Lei Municipal nº. 3.379/2021, busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade através de projetos como o “Educação que Transforma”. A iniciativa integra universidade e população com a prestação de uma série de serviços e atendimentos gratuitos em diversas áreas, como consultoria jurídica, assistência à saúde, orientação nutricional e outros.
Nessa semana, a coordenação do projeto iniciou mais uma etapa de reuniões com visitas nas universidades públicas e particulares da cidade para apresentar o termo de parceria. Através deste termo, o Transforma Petrolina consegue direcionar os alunos dos cursos de nível superior para a prática efetiva do estágio voluntário dentro da sua área de graduação, e ainda atender as necessidades de mão de obra tanto das instituições sociais, ONGs, projetos e associações quanto da comunidade em geral.
O termo de parceria ainda prevê a emissão do certificado digital após a conclusão da atividade voluntária desempenhada pelos alunos. O documento é válido para comprovação de carga horária complementar (AACC) ou estágio, quando devidamente supervisionado. A reunião na UNIFTC contou com a participação do coordenador do projeto Educação que Transforma, Dirceu Rodrigo da Silva, com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando e a coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Tarcila Oliveira.
“Essa parceria tem gerado frutos consistentes, como o Balcão Jurídico desenvolvido pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da UNINASSAU e o Transforma Petrolina, que leva orientação jurídica e mediação de conflitos para a população local. O primeiro termo foi formalizado em dezembro de 2020 e teve duração de dois anos”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.
(Nayra Lima – Assessora de Imprensa do Transforma Petrolina)