Movimentação intensa entre Petrolina e Juazeiro afetou orlas das duas cidades; acidente com motociclistas e evento literário contribuíram para retenção
O trânsito ficou completamente congestionado na manhã desta quinta-feira (23) na Ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina (PE) a Juazeiro (BA). Por volta das 8h, longas filas de veículos se formaram no sentido Petrolina–Juazeiro, afetando também as avenidas da Orla e Cardoso de Sá, em Petrolina, e a descida da Avenida Raul Alves, em Juazeiro.
De acordo com o diretor-presidente da AMMPLA (Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina), Edilson Leite, o congestionamento foi agravado por conta de uma feira literária que acontece na Orla de Juazeiro. A liberação de um antigo trecho interditado na Avenida Raul Alves, próximo ao local do evento, teria criado um novo ponto de conflito no tráfego.
“Nós já tínhamos dois pontos de retenção. Com a abertura dessa passagem, somou-se mais um. Então, por conta disso, está havendo esse caos momentâneo. Pedimos paciência aos condutores e, quem puder, que use a barquinha para atravessar”, disse Leite em entrevista ao programa Nossa Voz, da Rádio Grande Rio FM.
Além do aumento no fluxo de veículos por causa do evento, um acidente envolvendo duas motocicletas foi registrado mais cedo na ponte, segundo o Policial Rodoviário Federal Parnésio, da PRF em Petrolina.
“Esse sinistro com duas motos causou impactos maiores que o normal. No horário de pico, o trânsito já é intenso, mas flui. Qualquer ocorrência, como carro quebrado ou acidente, compromete totalmente a passagem”, explicou o policial, informando que uma vítima foi encaminhada ao Hospital de Traumas de Petrolina.
Do lado baiano, o diretor-presidente da AMTT (Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro), Mitonho Vargas, afirmou que o congestionamento se agravou com os acidentes e que equipes seguem atuando para aliviar o tráfego, inclusive com desvios temporários.
“Estamos num momento atípico, com obras na ponte e eventos simultâneos. Quando acontece um acidente na ponte ou nas vias próximas, todo o sistema entra em colapso. Estamos operando em pare-e-siga para esvaziar a área o mais rápido possível”, detalhou Vargas.

A previsão, segundo Edilson Leite, é que a lentidão persista até a próxima quarta-feira (29), quando a feira literária de Juazeiro for encerrada e as estruturas desmontadas.
Enquanto isso, motoristas que precisam cruzar a ponte entre Petrolina e Juazeiro devem se preparar para longos períodos de espera, principalmente durante os horários de pico da manhã e do fim da tarde.



