Transposição do São Fracisco para Bahia vai custar R$ 5 bilhões e pode durar 9 anos

0

O governo Bolsonaro, com a ajuda da Codevasf, calcula que vai gastar ao menos R$ 5 bilhões para tocar a expansão do projeto de transposição do São Francisco, levando agora água para a Bahia, o maior estado do Nordeste.

O curioso é que a Bahia apresentou forte resistência e fez até campanha contra a retirada de água do Velho Chico para os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. No interior da Bahia, no governo Fernando Henrique Cardoso, um padre da Igreja Católica fez uma greve de fome contra a obra, sendo incensado na época pelo PT e o PSOL.

A obra consiste em um sistema de adução e distribuição de água bruta com captação no Rio São Francisco, com início no canal do Projeto de Irrigação Salitre (PIS), em Juazeiro, vizinha de Petrolina, até a barragem de São José do Jacuípe.

O sistema de transposição foi concebido para transporte de cerca de 20m³/s, vazão a ser confirmada com base na reavaliação da demanda hídrica de todas as etapas do PIS.

A extensão total dos canais será de 297,26 km.

A previsão é que a implantação das obras seja realizada em 9 anos, considerando a divisão em três seguimentos: Trechos 1 e 2, Trecho 3 e Trechos 4 e 5, conforme anteprojeto e disponibilidade orçamentária, a ser confirmada pelo Plano de Contratação das Obras, objeto do contrato de elaboração do projeto básico, que está em andamento.

Os estudos ambientais visando à obtenção de licença prévia estão em andamento, com previsão para 2023.

De acordo com o governo federal, a população beneficiada será de cerca de 1,2 milhão de habitantes em 44 municípios.

(Blog do Jamildo)