Em entrevista nesta quinta-feira (13) ao programa Nossa Voz, Mitonha Vargas, representante da AMTT (Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte), comentou sobre as obras de travessia urbana em Juazeiro e os impactos no trânsito da região. Segundo ele, um estudo inicial apontou que Juazeiro não apresentava dificuldades significativas de trânsito, mas destacou a interdependência entre Juazeiro e Petrolina.
“Feito estudo em Juazeiro, não tinha nenhuma dificuldade de trânsito, estava tudo OK. Mas a gente entende que o Juazeiro é Petrolina, Petrolina é Juazeiro. Precisamos atravessar, sair e vir. O direito do cidadão. O que que a gente fez? Buscamos alternativas. Nos estudos que nós realizamos lá, houve algumas gestões, inclusive da Ammpla, que pudéssemos entrar por uma determinada via de acesso. A gente mais tarde compreendeu que aquele acesso não seria o ideal e nós mudamos no estudo que nós fizemos em Juazeiro junto com toda a equipe, né, que estava acompanhando, e aí deu certo. O estudo que nós realizamos deu certo, está dando certo, não há mais travamento e voltou à normalidade em 100%”, afirmou Vargas.
Sobre o andamento das obras, Vargas explicou que a rampa que está sendo concluída já foi asfaltada e está pronta. “Agora nós vamos começar a pensar é na outra alça. Quando concluir 100% e libera aquele lado de descida para Juazeiro e aí vão começar a obra do outro lado, subida para Petrolina. Aí, o que que vai acontecer? Nós vamos ter naquela rampa de sentido de Petrolina a Juazeiro, a subida e descida. Então naquela que está sendo hoje reformada, vai ser um lado para subir e outro para descer”.
Vargas ressaltou que os ajustes visam evitar congestionamentos e melhorar a fluidez do trânsito. “Os nossos companheiros da Ammpla, do DNIT, da PRF, porque a gente precisa pensar que com certeza vai trazer transtorno. Então, quem vier para Juazeiro vai ter que subir por aquele lado ali da cidade, porque a outra rampa ela não tem essa facilidade de deixar um lado ativo. Agora, o que que acontece. Para nós em Juazeiro, nós temos outros caminhos, nós temos aquela rampa maior e vai ter mais duas rampas anteriores além do posto Pinheiro, que a gente tem acesso. O travamento em Petrolina é porque Petrolina só tem uma única saída. Se você pega a rotatória do barranqueiro ali, para ir para Juazeiro”.
A mudança na estrutura viária busca garantir um fluxo mais eficiente. “A princípio, a ideia seria que a pudesse utilizar ela, não agora, vai ser mais para frente, porque quando derrubar essa banca vai ter que servir só para descida uma e a outra para subida, mas essa rampa que vai ser construída agora, ela vai ser completamente diferente dessa que a gente deixou um lado funcionando. Ela vai ser completamente inutilizada, ela não vai ter acesso nenhum essa rampa 01 ali da prefeitura e do Banco do Brasil. Vai travar o trânsito também ali muito. Entre Alto da Maravilha, aquela região todinha ali do centro, Camelódromo, 2 de Julho”.
Quanto ao prazo para o início das próximas etapas, Vargas informou: “Olha, ontem eu tive com o engenheiro da obra, ele acha que é provavelmente mais uns 10 a 15 dias para iniciar”. A previsão é que, ao final das intervenções, o trânsito entre Juazeiro e Petrolina tenha melhorias significativas, garantindo maior fluidez e segurança para os motoristas e pedestres.