O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou, com ressalvas, as contas de Isaac Carvalho (sem partido), referentes à eleição para deputado federal em 2018. De acordo com a decisão divulgada pelo TRE, as ressalvas não afetam a confiabilidade e regularidade das contas apresentadas pelo candidato no último pleito.
“Portanto, no caso em tela, concluo que as máculas referidas não têm condão de afetar a confiabilidade e regularidade das contas apresentadas”, concluiu o relator do processo, o Juíz Freddy Carvalho Pitta Lima.
Assim que soube da decisão, Isaac disse que a Justiça foi feita e destacou que cumpriu seu papel já que as declarações de campanha foram cumpridas, assim como as movimentações financeiras.
O TRE-BA havia reprovado as contas de campanha de Isaac Carvalho por suspeita de irregularidade na ordem de R$ 920.883,12, valor 173,41% superior ao total gasto declarado pelo comunista, que foi de R$531.033,32.
Eleito deputado no último pleito, Isaac Carvalho recebeu mais de 100 mil votos, mas não foi diplomado porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou a liminar que sustentava sua candidatura. O Ministério Público Federal pediu a impugnação da candidatura com base na Lei da Ficha Limpa já que em 2016, ele foi condenado 11 meses e 10 dias de prisão por ilegalidades com recursos públicos, com abertura de abertura ilícita de créditos adicionais suplementares.