TRE-PE conclui preparativos para eleições e garante segurança ao eleitorado, afirma diretor-geral Orson Lemos

0

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está na fase final dos preparativos para garantir o pleno funcionamento das eleições, conforme afirmou o diretor-geral da instituição, Dr. Orson Lemos, em entrevista nesta sexta-feira (27), ao Nossa Voz. Durante a entrevista, ele destacou a eficiência da Justiça Eleitoral em realizar as eleições de forma segura e organizada.

Dr. Orson iniciou a conversa ressaltando a importância da atuação do TRE-PE na organização de mais uma eleição. “Hoje, estamos preparados, aguardando apenas você, eleitor, para que faça sua escolha”, afirmou.

Um dos principais desafios mencionados por Dr. Orson é a logística e preparação para o dia das eleições. “Nosso maior desafio neste momento é cumprir o calendário interno da Justiça Eleitoral. Estamos preparando cerca de 24 mil urnas eletrônicas para o pleito, que serão armazenadas e distribuídas para os locais de votação. Esse é o nosso primeiro momento, o trabalho interno. Externamente, estamos fazendo vistorias nos prédios, organizando os mesários e operadores que atuarão no dia da eleição. Serão quase 100 mil voluntários ajudando a garantir que o processo ocorra da melhor maneira possível.”

Ele destacou ainda a importância das reuniões de segurança, que têm ocorrido de forma regular. “Temos uma força-tarefa que envolve a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e as delegacias estaduais. São reuniões semanais para garantir a segurança do pleito. Foi um pedido do nosso presidente, que reforçou a importância de garantir a tranquilidade da população no dia da eleição. O eleitor pode sair de casa sem preocupação, pois todas as frentes estão sendo monitoradas.”

Questionado sobre as orientações para os eleitores, Dr. Orson enfatizou o uso do aplicativo e-Título. “Nossa orientação principal é que o eleitor consulte seu local de votação com antecedência, já que algumas escolas estão em reforma e, em alguns casos, o local de votação foi alterado. As pessoas precisam se preparar, pois, em muitos casos, só descobrem a mudança de última hora e acabam reclamando que não foram informadas. Mas nós fazemos essas alterações porque o local não está disponível, como uma escola fechada para reforma. Além disso, é fundamental que o eleitor leve um documento oficial com foto. Sem ele, não será possível votar.”

Sobre a utilização do e-Título, Dr. Orson reforçou que a ferramenta simplifica o processo eleitoral. “O aplicativo e-Título permite que o eleitor acesse todas as informações que precisa. Ele pode, inclusive, usar o documento para votar, desde que tenha feito o cadastro biométrico. O e-Título mostra o local de votação e outros detalhes que evitam contratempos no dia da eleição. A gente continua incentivando o uso da ferramenta, mas é importante que os eleitores também levem um documento físico, como segurança, caso enfrentem algum problema com o celular, como a falta de bateria.”

Ele aproveitou para destacar a inovação no processo eleitoral deste ano. “Vamos habilitar a urna eletrônica para aceitar o CPF como documento. Isso agiliza ainda mais o processo de identificação e reduz as filas no dia da eleição. Portanto, o eleitor deve levar o CPF e o documento oficial com foto para garantir que tudo corra da forma mais rápida possível.”

Sobre os preparativos contínuos, Dr. Orson explicou que o planejamento para as eleições de 2026 já começou. “O calendário da Justiça Eleitoral não para. Assim que terminamos uma eleição, já começamos a preparar a próxima. Estamos executando a eleição de 2024, mas já há três meses começamos a planejar 2026. Isso inclui observar os problemas internos e buscar soluções. Temos grupos de trabalho focados em estudar métodos para melhorar cada etapa do processo eleitoral.”

Dr. Orson também detalhou um dos projetos sociais implementados pela Justiça Eleitoral, o Pé Conduz, que visa auxiliar eleitores com mobilidade reduzida. “O PE Conduz é uma iniciativa que já estamos repetindo pelo terceiro ano consecutivo. Eleitores que têm dificuldades de locomoção podem agendar o transporte gratuito, que os levará de casa até o local de votação. Adaptamos veículos para atender essas pessoas e levá-las de volta após a votação. O serviço é uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal e tem sido fundamental para garantir a acessibilidade de todos.”

O diretor-geral aproveitou para reforçar os telefones para agendamento do Pé Conduz: “Entrar em contato com o número (81) 3194.9275 através do WhatsApp e realizar a solicitação por mensagem de texto”.

Finalizando a entrevista, Dr. Orson lembrou da importância do papel do eleitor no processo eleitoral. “É fundamental que o eleitor faça sua escolha com responsabilidade. Temos mais de 15 mil candidatos no estado de Pernambuco, e é preciso que cada um analise bem suas opções. Não adianta reclamar que ‘não tem ninguém bom’. Há candidatos com diferentes propostas, e cabe ao eleitor escolher quem será o melhor para sua cidade. A democracia depende de escolhas conscientes.”