O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco inicia, neste mês de fevereiro, a campanha “Atualize”, de mobilização das eleitoras e eleitores para cadastramento de seus dados biométricos (coleta de digitais, foto e assinatura) junto à Justiça Eleitoral. O objetivo principal é atingir os que ainda não têm a biometria coletada, com foco especial em 28 municípios que constam com índices muito baixos do eleitorado com identificação biométrica. A campanha segue até maio de 2026, quando o cadastro eleitoral será fechado para as próximas eleições.
A coleta da biometria é um procedimento necessariamente presencial, ou seja, a eleitora ou o eleitor precisa se dirigir a uma unidade da Justiça Eleitoral para realizar o procedimento, mediante agendamento prévio pelo site do TRE-PE.
A “Atualize” consiste em ampliar os pontos de atendimento da Justiça Eleitoral, para além dos cartórios e das Centrais de Antedimento ao Eleitor, através de parcerias com instituições públicas e entidades privadas.
A primeira parceria dentro do programa foi fechada no início deste mês com o Shopping Guararapes, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana), com a abertura de um posto de atendimento do TRE-PE no centro de compras com 14 guichês e funcionamento de domingo a domingo (confira aqui os detalhes e horários).
O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, explica que as parcerias visam levar pontos avançados de atendimento para locais mais próximos da população, que atendam em conjunto com as unidades da Justiça Eleitoral, a exemplo do posto no Shopping Guararapes. O objetivo do Tribunal, complementa, é buscar parcerias em vários municípios do Estado, com foco especial nas 28 cidades com baixo percentual de eleitores com biometria.
“É uma determinação do presidente, desembargador Cândido Saraiva, ampliar os índices de eleitores com biometria coletada no Estado. Vamos buscar parcerias para levar os nossos serviços para mais perto dos eleitores, além de aprimorarmos o atendimento nas nossas unidades”, afirma Lemos.
Estatísticas
De acordo com a última atualização dos dados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de janeiro último, Pernambuco conta com 7.156.166 eleitoras e eleitores; 83,48% (5.973.623) têm a biometria coletada e 16,52% (1.182.543), ainda não. Os eleitores sem biometria registrada estão distribuídos em todos os municípios do Estado, porém 28 cidades têm percentual de eleitorado acima de 40%. São as que estavam na última fase do recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral, prevista para 2020, mas o trabalho foi interrompido em razão da pandemia.
O principal município dessa lista é Jaboatão dos Guararapes, 2º maior colégio eleitoral de Pernambuco, com 488.320 eleitores (dado de 13/02/2025): apenas 37,62% dos eleitores (183.698) têm a coleta biométrica. Por essa razão que a cidade recebeu a primeira parceria para ampliação do atendimento, com a abertura do posto no Shopping Guararapes. Cedro (Sertão) é cidade com o mais baixo percentual de eleitores com coleta biométrica: 15,19% (1.526).
Fonte: Ascom TRE