Trotes ainda são um desafio para o Corpo de Bombeiros de Petrolina, afirma Comandante Alisson Vieira; ele orienta a população a evitar falsas chamadas

0

Em entrevista nesta terça-feira (10), o comandante do Corpo de Bombeiros de Petrolina, Alisson Vieira, fez um balanço das ações realizadas pela corporação durante o ano de 2024, abordando desde o crescimento das ocorrências até os desafios operacionais enfrentados.

“Sem dúvida, 2024 foi um ano de desafios, mas também de grandes conquistas. A gente gostaria que não houvesse nenhuma ocorrência, mas o nosso trabalho é justamente estar preparado para qualquer situação. Em termos de números, percebemos um aumento em relação ao ano passado, especialmente em ocorrências no trânsito, que seguem sendo um grande desafio para nossa atuação. Em comparação com 2023, o aumento foi de quase 10% no total de ocorrências”, destacou o comandante, refletindo sobre os impactos da expansão da cidade e do crescimento populacional.

O aumento das ocorrências de incêndios também foi um ponto central de sua fala. “O aumento de incêndios é algo que já esperamos durante o período conhecido como ‘período amarelo’, que vai de junho até outubro. Esse é um fenômeno relacionado principalmente ao clima e à vegetação, que tornam o ambiente propício para esse tipo de incidente. Em outubro, por exemplo, tivemos um aumento de 300% nas ocorrências de incêndios, o que é extremamente preocupante. Mas estamos preparados para enfrentar isso, com novas viaturas e equipamentos, além de um treinamento contínuo da nossa equipe”, explicou Alisson.

O Corpo de Bombeiros de Petrolina conta atualmente com uma estrutura ampliada para atender à demanda da cidade e de outras localidades da região. “Atualmente, temos uma viatura de combate a incêndios, uma para busca e salvamento, e outra para atendimento pré-hospitalar. Além disso, nossa abrangência inclui sete municípios, com unidades de apoio em Santa Maria da Boa Vista e outras cidades vizinhas”, informou o Subcomandante.

Sobre a ampliação da cobertura e o impacto dessa expansão, Alisson falou sobre a regionalização implementada pela corporação. “Desde 2017, o Corpo de Bombeiros começou a se regionalizar para otimizar a resposta aos chamados. Petrolina, com seu crescimento exponencial, não poderia ficar de fora desse processo. Hoje, estamos melhor estruturados, com um aumento de efetivo e equipamentos, o que nos permite dar respostas mais rápidas e eficientes em todas as ocorrências”, destacou.

O comandante também ressaltou a importância do treinamento e da qualificação dos bombeiros. “Investimos constantemente na formação da nossa equipe. Recentemente, realizamos cursos de resgate veicular e de mergulho, por exemplo, que são essenciais para darmos uma resposta eficiente em situações de alto risco. Esses cursos são bastante exigentes, e só alguns conseguem se qualificar, mas é isso que garante a excelência do nosso trabalho”, disse Joalison.

Ele também falou sobre os trotes, uma prática que ainda causa problemas para o Corpo de Bombeiros. “Infelizmente, ainda recebemos trotes, e isso é um grande desafio. Quando nos deslocamos para uma ocorrência falsa, além de comprometer o nosso tempo e recursos, isso pode nos impedir de atender a um caso real. A falsa comunicação de emergência é crime, e estamos constantemente trabalhando para reduzir esse tipo de situação. A conscientização da população é fundamental, principalmente em períodos de férias, quando o número de trotes tende a aumentar”, alertou.

Em relação às operações de verão, Alisson Vieira revelou que o Corpo de Bombeiros de Petrolina já está se preparando para intensificar as ações. “Durante o período de verão, de dezembro a março, o Corpo de Bombeiros realiza a operação verão, com reforço no número de bombeiros nas praias e outros locais de risco. Esse trabalho é fundamental, pois é uma época com aumento significativo de acidentes e incidentes relacionados ao calor e às altas temperaturas. Estamos nos preparando para mais uma temporada, com o apoio do estado e com ações estratégicas em locais de maior demanda”, completou.

O comandante Vieira também ressaltou o impacto positivo das mudanças institucionais e da regionalização da corporação. “Quando a regionalização foi implementada, as mudanças foram significativas. Petrolina, por exemplo, cresceu muito e precisa de um Corpo de Bombeiros cada vez mais preparado para o aumento de suas demandas. Em 2004, a cidade tinha 180 mil habitantes, e hoje passamos de 400 mil. O aumento populacional e a verticalização das construções são fatores que exigem uma resposta cada vez mais qualificada da corporação”, explicou o Subcomandante.

Em sua despedida, o comandante Vieira enfatizou a importância do trabalho da corporação para a cidade e a região. “O Corpo de Bombeiros é essencial para a segurança da população, e nosso trabalho é garantir que todos possam contar com a gente em momentos de emergência. Vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais nossos serviços e atender com qualidade e agilidade”, finalizou.