TSE julga na noite desta terça-feira (8) a criação do União Brasil

0
Foto Toninho Barbosa DEM

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga na noite desta terça-feira (8) o pedido de fusão entre PSL e DEM, que se aprovado fará surgir o União Brasil. A nova sigla terá como presidente o deputado Luciano Bivar (PE), que já comanda o PSL nacionalmente. O presidente do DEM, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, é um dos principais articuladores da criação do novo partido, mas na eleição vai se dedicar à candidatura ao Palácio de Ondina.

No papel, o União Brasil nasce grande, com 81 deputados na Câmara, bem na frente do segundo colocado, o PT, que tem 53 cadeiras. Mas caso seja confirmado pelo TSE o União Brasil ainda terá pela frente a janela de transferência partidária, em março, na qual tende a perder e ganhar filiados. Os bolsonaristas do PSL – partido no qual Bolsonaro se elegeu presidente – devem ir para o trio que sustenta o Executivo no Congresso, PP-PL e Republicanos.

Outro entrave é a indefinição na sucessão presidencial. O UB já se posicionou entre a candidatura própria, com Bivar, a indicar o vice na chapa do ex-ministro Sérgio Moro (Pode). Outra alternativa cogitada foi o lançamento de Moro, que migraria do Podemos para o novo partido. O União Brasil também tentou uma federação com o MDB e o PSDB, dos presidenciáveis Simone Tebet e João Doria, respectivamente

O União Brasil terá dois triunfos na eleição de outubro: verba pública de campanha e o maior espaço na propaganda de rádio e TV. Só do fundo eleitoral o UB contará com quase R$ 800 milhões para distribuir aos seus candidatos.

(Fonte: UOL)

Foto Toninho Barbosa DEM