As tropas ucranianas combateram na madrugada deste sábado (26) o avanço russo em Kiev e arredores, instadas pelo presidente Volodimir Zelensky a resistir a forte ofensiva inimiga para tomar a capital.
“Não podemos perder a capital”, alertou Zelensky ao cair da noite.
O Exército da Ucrânia informou que repeliu um ataque russo em uma das principais avenidas da capital e que estava envolvida em “duros combates” em um cidade 30 km ao sul.
“Hoje à noite, o inimigo vai usar todas as suas forças para romper nossas defesas da maneira mais vil, dura e desumana. Vão tentar um ataque”, avisou Zelensky em um vídeo postado no site presidencial horas antes.
O alerta se confirmou pouco depois. A Rússia “atacou uma unidade militar na avenida Vitória de Kiev, o ataque foi repelido”, indicou o exército ucraniano no Facebook.
Ao longo da madrugada de sábado, jornalistas da AFP escutaram fortes explosões no centro da capital que, segundo fontes militares ocidentais, é o principal objetivo da invasão iniciada na quinta-feira pelo presidente russo, Vladimir Putin.
O Exército ucraniano também informou “combates duros” em Vasilkov, uma cidade 30 km ao sul de Kiev, onde os russos “tentaram pousar paraquedistas”. Anteriormente, foi noticiado a destruição de um avião de transporte militar IL-76 nessa região e de um helicóptero e um caça no leste do país.
(Folha PE)