Os moradores de Petrolina têm até esta quinta-feira (3) para participar da ação de troca gratuita de lâmpadas promovida pela Neoenergia Pernambuco. O caminhão da distribuidora segue no município nesta última semana da iniciativa, garantindo a substituição de lâmpadas ineficientes por modelos LED, que consomem até 40% menos energia.
A unidade móvel do Projeto Energia com Cidadania está estacionada na Avenida Antônio Tavares de Melo, no bairro Santa Luzia, próximo à Assembleia de Deus, onde permanecerá até o encerramento da campanha. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel, e já distribuiu centenas de lâmpadas aos clientes da cidade.
Para participar, o cliente deve entregar até cinco lâmpadas fluorescentes compactas, incandescentes ou halógenas e receber, gratuitamente, a mesma quantidade de lâmpadas LED. É necessário ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), apresentar a conta de energia do mês anterior e não ter ultrapassado o limite de oito lâmpadas trocadas nos últimos seis anos em projetos da Neoenergia Pernambuco.
Além de contribuir para o uso racional da energia elétrica e para a preservação ambiental, a iniciativa ajuda no orçamento doméstico das famílias. “O uso da lâmpada LED reduz significativamente o consumo de energia, refletindo diretamente na conta de luz. Nosso objetivo é incentivar essa economia e promover eficiência energética”, destaca Artur Costa, supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco.
No último ano, o Projeto Energia com Cidadania substituiu mais de 121 mil lâmpadas, gerando uma economia superior a 1,1 milhão de quilowatts-hora – suficiente para abastecer mais de 9,3 mil residências por um mês.
Esta é a última oportunidade para os moradores de Petrolina aproveitarem a ação e garantirem lâmpadas mais eficientes. O projeto também é realizado em outros estados onde a Neoenergia atua, como Bahia (Neoenergia Coelba), Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern), São Paulo (Neoenergia Elektro) e Distrito Federal (Neoenergia Brasília).
Fonte: Ascom Neoenergia