Micro e pequenos empresários interessados em participar gratuitamente do segundo ciclo deste ano do ALI Produtividade podem se inscrever até a próxima sexta-feira (18). Com duração de até seis meses, o programa visa melhorar a produtividade dos pequenos negócios por meio da inovação. Em Pernambuco, são oferecidas cerca de 700 vagas. Também estão disponíveis 100 oportunidades para produtores rurais, pequenas agroindústrias e empresas da cadeia de valor do agronegócio participarem do ALI Rural, que podem receber orientações por até um ano. As inscrições devem ser feitas no sebrae.com.br/pernambuco.
Realizado em parceria com o Programa Brasil Mais Produtivo, do Governo Federal, o programa Agente Local de Inovação – ALI tem como foco a melhoria da competitividade entre os pequenos negócios. No ALI Produtividade, os empreendedores recebem orientações e acompanhamento de especialistas, de forma gratuita, por até seis meses. O trabalho inclui a oferta de capacitações e a realização de um diagnóstico personalizado da empresa para a identificação de desafios e a implementação de soluções inovadoras. Podem participar da iniciativa empresas formalizadas e enquadradas como Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).
Já no ALI Rural, os empreendedores recebem orientações de profissionais especializados por até um ano, com melhorias nos processos produtivos, na redução de custos, nos controles gerenciais, no marketing e nas vendas. Para essa modalidade, podem se inscrever produtores rurais, pequenas agroindústrias e empresas da cadeia de valor do agronegócio.
Em Petrolina, no Vale do São Francisco, o programa ALI Produtividade deixou empreendedores contentes após a finalização do primeiro ciclo do programa. É o caso de Tânia Cristina Tenório, proprietária da Sertão Rações. Entre as melhorias observadas no seu negócio, ela destaca a importância do marketing digital, da observação de tendências de mercado e do controle financeiro por meio de sistemas e planilhas. “A participação foi muito importante. Conseguimos levar novos conhecimentos para o nosso negócio e assim elevar o nosso índice de produtividade e a nossa performance”, comenta.
Fonte: Imprensa Sebrae