Este sábado (24) foi um dia de saudades e de homenagens em Petrolina. Logo pela manhã, a Igreja Matriz ficou lotada para a celebração da missa de um ano de falecimento de Doutor Geraldo Coelho, político conhecido como o ‘trator do Sertão’ que foi prefeito de Petrolina e deputado.
Familiares e amigos relembraram o homem público que deixou um legado enorme, principalmente na Educação, Cultura, e que sempre se preocupou com o desenvolvimento social da Região do Vale do São Francisco, especialmente com o povo de Petrolina. A gestora executiva da Fundação Nilo Coelho, Maria Beatriz destacou a importância dessa homenagem.
“Um ano sem o nosso grande amigo e batalhador por Pernambuco, por Petrolina e, especialmente, por essa Fundação Nilo Coelho. Hoje é a oportunidade da gente inaugurar o memorial que tem o seu nome e preservar a cultura e a vida deste homem que marcou o destino de Petrolina e dessa Fundação”, comentou Dona Beatriz.
O filho de doutor Geraldo, Rodrigo Coelho agradeceu a homenagem e destacou a importância da fundação pra o pai dele e pra Petrolina. “Ele tinha realmente um carinho muito grande pela fundação. Acompanhou todos os passos nos últimos 50 anos para que tudo que pudesse ser feito pelos mais carentes, pelos mais necessitados, fosse feito”.
Também participaram da solenidade o deputado federal Fernando Filho, o deputado estadual Antônio Coelho e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, sobrinhos-netos de Geraldo Coelho e que seguiram a carreira política assim como ele. O prefeito Miguel Coelho deixou sua homenagem e entregou para a família de Geraldo Coelho uma placa simbólica da Avenida da Integração que agora também leva o nome do ex-prefeito.
“Estamos aqui lembrando de uma trajetória de vida, de trabalho, de dedicação exclusiva e amor apaixonante por Petrolina. Essa homenagem justa que a Fundação Nilo Coelho faz. (…) E aqui também a gente faz um ato solene de inauguração da nova Avenida da Integração Doutor Geraldo Coelho. Ele que foi o pioneiro, ele que fez essa avenida”, destacou Miguel Coelho, lembrando que a via está passando por obras de requalificação.
A filha de Osvaldo Coelho, Carol Coelho prestigiou o evento e relembrou que no dia 24 de agosto seria mais um aniversário do pai dela. A psicóloga destacou que Geraldo e Osvaldo tinham uma forte ligação. “A memória de papai e de Tio Geraldo foi lembrada. Eles eram irmãos siameses. Eles não iam a um lugar onde o outro não fosse”, destacou.
O Memorial Geraldo Coelho, que fica no prédio da Fundação Nilo Coelho, em frente a Igreja Matriz de Petrolina, é aberto a visitação para escolas e para o público em geral.