Presidente Bolsonaro pede “sacrifício” dos militares na reforma da Previdência

0
Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante cerimônia alusiva ao 211º Aniversário do Corpo de Fuzileiros NavaisMarcos Corrêa/PR
Presidente participou da cerimônia alusiva ao 211º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais. (foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) pediu hoje (7) o “sacrifício” dos militares para que apoiem a proposta de reforma da Previdência. O projeto de lei específico para o regime das Forças Armadas deve ser enviado ainda este mês ao Congresso para tramitar junto com a reforma do sistema previdenciário geral.

O presidente participou da cerimônia comemorativa dos 211 anos do Corpo de Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro e falou aos militares. “Peço também o sacrifício porque entraremos, sim, na nova Previdência, que atingirá os militares. Mas não deixaremos de lado e não esqueceremos as especificidades do cargo de vocês. Temos um ministério firmado por pessoas comprometidas com o futuro do Brasil, que nos ajudam a conduzir essa grande nação”, disse.

O governo quer aumentar o tempo de contribuição dos militares de 30 para 35 anos, assim como aumentar a alíquota única dos militares de 7,5% para 10,5%. A nova alíquota deve ser cobrada também no pagamento das pensões para dependentes de militares, benefício atualmente financiado exclusivamente pelo governo federal.

Um ponto relativo aos militares entrou na proposta de emenda à Constituição enviada no dia 20 de fevereiro ao Congresso. O governo quer que militares temporários – que ficam até oito anos nas Forças Armadas e não prosseguem na carreira militar – contribuam para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o governo, os temporários correspondem atualmente a 60% do contingente militar. (fonte: Agência Brasil)