Univasf, Ammpla e empresa Atlântico dialogam sobre transporte público para a região do Campus Ciências Agrárias

0

Representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) e da empresa de transporte Atlântico, concessionária do serviço de transporte urbano em Petrolina (PE), participaram de uma reunião na manhã de sexta-feira (28) com o objetivo de discutir possíveis rotas de transporte público para atender a região do Campus Ciências Agrárias (CCA). Estiveram presentes o pró-reitor de Assistência Estudantil, Clébio Pereira Ferreira; o diretor de Restaurantes, Bolsas e Auxílios, René Cordeiro; o chefe de Gabinete da Univasf, Müller Alencar; o diretor-presidente da Ammpla, Edilson Leite Lima; e o diretor da empresa Atlântico, Márcio Oliveira Nunes.

Durante a reunião, foi discutida a inexistência de transporte público para a região do Projeto de Irrigação Nilo Coelho, onde está localizado o CCA, e a necessidade do apoio do governo municipal para o estabelecimento desse serviço. Para chegar ao campus, os estudantes da Univasf utilizam o Serviço de Transporte Estudantil Intercampi, mantido por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) desde 2014.

“Estamos iniciando as discussões com a prefeitura de Petrolina, através da Ammpla, para analisar como poderá ser feito esse atendimento ao Campus Ciências Agrárias”, afirma o pró-reitor Clébio Ferreira. Ele ressalta que a demanda pelo serviço de transporte estudantil para o CCA aumentou nos últimos anos e a frota de ônibus da Universidade está defasada, necessitando de mais manutenções, num cenário de recursos mais escassos.

“Vamos criar um grupo de trabalho com a participação da Ammpla e da Atlântico para juntos estudarmos a viabilidade de ações de transporte a serem desenvolvidas para atender o CCA, já que a empresa concessionária não pode atender a região onde está o campus, por não ser considerada área urbana”, explica Ferreira. De acordo com ele, esta semana, técnicos da Ammpla e representantes da Atlântico irão conhecer as rotas mantidas pela Univasf para o CCA e farão uma visita ao campus com o objetivo de dar início a esse trabalho.

Fonte: Univasf Notícias