O Conselho Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Conuni/Univasf) aprovou, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Direito. A aprovação, ocorrida em no último dia 27 de junho, permite o avanço no processo de implantação da graduação nos campi de Juazeiro (BA), Senhor do Bonfim (BA) e São Raimundo Nonato (PI), com oferta prevista para o turno noturno.
A proposta foi elaborada por uma comissão composta pelos professores doutores Luiz Antônio Costa de Santana (presidente), Marcelo Henrique Pereira do Santos e Ziel Ferreira Lopes. O documento define as bases para a formação jurídica oferecida pela universidade, com foco na atuação profissional em diversas áreas do Direito e na compreensão dos fundamentos constitucionais e sociais da legislação brasileira.
Com essa aprovação, a Univasf se prepara para ampliar a oferta de cursos na área jurídica na região, onde atualmente apenas a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, oferece curso de Direito em instituição pública, no período vespertino.
A implantação efetiva do curso de Direito na Univasf, no entanto, dependerá da liberação de recursos por parte do Ministério da Educação (MEC).