Univasf celebra 20 anos com concerto memorável da Orquestra Castro Alves – NEOJIBA

0

Foi uma noite especial, daquelas que não apenas marcam uma data, mas também a história de uma região e ficam para sempre gravadas na memória de quem esteve presente. Ao som das cordas e dos sopros da Orquestra Castro Alves, vinculada ao programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), mantido pelo Governo do Estado da Bahia, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) celebrou 20 anos de atividades acadêmicas em uma solenidade realizada na última sexta-feira (18), no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro. Marcado pela emoção, o evento reuniu servidores, estudantes, autoridades e demais convidados para comemorar uma trajetória que não só mudou o panorama da educação superior no Sertão Nordestino, mas também transformou vidas e comunidades dos territórios onde a Universidade está inserida.

“É tempo de celebração. A Univasf, apesar de todas as dificuldades e desafios, vem conseguindo provar que é possível, sim, consolidar o processo de interiorização, expansão, inclusão e democratização do acesso ao ensino superior público federal com a excelência acadêmica no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação”, declarou o reitor Telio Nobre Leite em seu discurso pelos 20 anos da instituição. Ele destacou também nomes importantes para que o sonho de ter uma universidade federal na região fosse concretizado, como os deputados federais Osvaldo Coelho, autor do projeto de lei que criou a Univasf, e Jorge Khoury.

Se a história da Univasf foi escrita com dedicação e coragem, sua celebração merecia uma trilha sonora à altura. E foi exatamente isso que a Orquestra Castro Alves (OCA), formada por 103 músicos com idades entre 12 e 22, proporcionou ao público, ao presentear a todos com um concerto vibrante. O espetáculo musical trouxe em seu programa um repertório composto por nove peças clássicas da história da música, como “Grande Páscoa Russa”, de Rimsky Korsakov, “Marcha Eslava”, de Tchaikovsky, “Dança Húngara”, de Brahms, “Danzón n.2”, de Arturo Márquez e “Batuque”, do brasileiro Lorenzo Fernandez. “Estou muito feliz de estar aqui comemorando e compartilhando essa festa da Univasf. É muita alegria poder compartilhar educação, cultura e arte”, afirmou o maestro da OCA, o venezuelano Eduardo Salazar, antes de iniciar a apresentação.

A cada aplauso de pé, ao fim de cada peça, a sintonia entre o público e a orquestra evidenciava-se, como se a música fosse uma homenagem ao que a universidade representa, pois assim como a educação, a arte tem o poder de transformar vidas. “É com muita alegria que nós celebramos os 20 anos da Univasf, e eu também celebro os 20 anos de docência na Universidade, onde acompanhamos o desabrochar de muitos talentos e o desenvolvimento de muitas famílias. E, de forma muito especial, tivemos o prazer de compartilhar essa linda apresentação da Orquestra NEOJIBA”, ressaltou a docente do Colegiado de Administração, Alvany Santiago.

A vice-reitora e presidente da Comissão Univasf 20 Anos, Lucia Marisy de Oliveira, destacou a alegria de celebrar este momento histórico. Segundo ela, a Universidade contribuiu para o desenvolvimento regional, não só no sentido da educação formal, mas também no processo de inclusão social, por meio das atividades de pesquisa e de extensão. “Estou muito feliz por todas as realizações que pudemos concretizar nestas duas décadas e pela perspectiva de ampliarmos ainda mais as possibilidades de realizações para a transformação da sociedade, para a inclusão de pessoas e para mudar a realidade do nosso semiárido”, disse.

A solenidade foi encerrada com a certeza de que a Univasf, em seus 20 anos de atuação, conquistou um lugar de destaque ao transformar vidas e a região por meio da educação, e de que tem um futuro de transformações pela frente, como destacou o reitor Telio Leite nas palavras finais de seu discurso. “Números não conseguirão representar de maneira precisa o que significa, na vida de uma pessoa, a transformação pela educação que a Univasf proporcionou. Hoje, celebramos não apenas o passado, mas também o futuro. Um futuro de mais desafios, mas também de mais conquistas e de reafirmação do nosso compromisso com o sertão, com a ciência e com a inclusão social. Que este marco nos inspire a continuar lutando por uma educação pública cada vez mais forte e transformadora. Viva a Univasf!”, celebrou o reitor, sob aplausos calorosos.

Ao final, como toda festa de aniversário, servidores, estudantes e todos os presentes reuniram-se ao redor do bolo para cantar parabéns para a Univasf, encerrando a solenidade comemorativa pelos 20 anos da instituição com muita animação. O evento foi transmitido pela TV Caatinga e está disponível em seu canal no YouTube.