A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) concederá o título de Doutora Honoris Causa in memoriam a Ana Leopoldina dos Santos, a artista pernambucana Ana das Carrancas, que eternizou sua arte em barro especialmente com figuras de carrancas. A solenidade de outorga do título acontecerá na próxima terça-feira (13), a partir das 9h, durante a abertura do “1º Simpósio sobre Questão Racial: por que a reparação à população negra continua necessária?”, que acontecerá no Cineteatro, no Campus Sede, em Petrolina (PE), até quinta-feira (15).
A outorga do título Doutora Honoris Causa será certificada por diploma. A cerimônia contará com a participação da família de Ana das Carrancas, do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, e do professor do Colegiado de Zootecnia Rafael Torres, representando a Seção Sindical dos Docentes da Univasf (Sindunivasf), proponente da homenagem no Conselho Universitário (Conuni). A concessão da honraria à artista foi aprovada pelo Conuni em setembro de 2024.
Ana das Carrancas, também chamada de Dama de Barro, faleceu em 1º de outubro de 2008. Ceramista, escultora e louceira, é considerada a principal artista da região. Nascida em Ouricuri chegou a Petrolina em 1954, na época casada com o piauiense José Vicente, que era cego, após viuvez ainda jovem. Vieram em busca de melhores condições de vida para a família nas terras banhadas pelo rio São Francisco, onde com a arte do barro ela mudou sua trajetória.
A artista aprendeu com a mãe, ainda na infância, a arte de moldar o barro. Em Petrolina, inspirada pelas carrancas de madeira das embarcações que cruzavam as águas do rio São Francisco criou suas carrancas em barro com olhos vazados, numa homenagem ao marido cego. Durante sua vida, sua arte ganhou o mundo e Ana das Carrancas teve muitas conquistas, entre elas, o Ateliê Ana das Carrancas, inaugurado em 2000. Também recebeu várias homenagens e premiações locais e nacionais, como os títulos de Cidadã Petrolinense, concedido pela Câmara Municipal de Petrolina, em 2000, e o de Patrimônio Vivo de Pernambuco, do Governo do Estado, em 2005. No ano de 2006, recebeu do Governo Federal a comenda de Ordem ao Mérito Cultural. Mais recentemente, em 2023, ano do seu centenário, Ana das Carrancas foi homenageada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com diversas atividades acadêmicas.
Doutor Honoris Causa – O título de Doutor Honoris Causa é a mais alta honraria concedida por Universidades brasileiras a pessoas que tenham contribuído para o progresso da ciência, das letras, da arte e cultura. A concessão do título de Doutor Honoris Causa na Univasf é regulamentada pela Resolução Nº 4/2016 do Conuni, que estabelece os critérios para a homenagem. De acordo com a Resolução, o título pode ser concedido “a personalidades nacionais ou estrangeiras, não pertencentes à Univasf, que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras, artes ou cultura e aos que tenham beneficiado de forma excepcional à humanidade, ao país, ou prestado relevantes serviços à Universidade”.
Simpósio – O “1º Simpósio sobre Questão Racial: por que a reparação à população negra continua necessária?”, será realizado de 13 a 15 de maio, no Cineteatro, no Campus Sede. A programação completa do evento está disponível no site . O evento é uma iniciativa do Observatório de Políticas Afirmativas Raciais (Opará), em parceria com a Reitoria da Univasf e a Seção Sindical dos Docentes da Univasf (Sindunivasf).