Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) paralisaram as atividades acadêmicas e administrativas nesta terça-feira (28), em protesto contra problemas no transporte intercampi.
A paralisação começou às 7h da manhã e deve se estender até às 17h. Os estudantes exigem que a empresa responsável pelo transporte intercampi tome as seguintes medidas:
- Realizar a manutenção necessária nos ônibus e microônibus, para que todos os veículos estejam em condições de operação;
- Retomar o itinerário atual, disponibilizado no site da UNIVASF, sem alterações;
- Repor o motorista Ricardo em seu cargo, sem retaliações;
- Reduzir a recariedade dos ônibus que levam os estudantes para o Campus de Ciências Agrárias, situado em Petrolina.
Segundo os estudantes, há alguns meses eles vêm enfrentando problemas com o transporte intercampi. A falta de manutenção nos ônibus e microônibus tem feito com que vários carros estejam inoperantes. Isso tem prejudicado a mobilidade dos estudantes, que têm sido surpreendidos com o descumprimento do itinerário atual.
Ainda segundo os estudantes, o motorista Ricardo, que era um importante aliado deles, foi ameaçado de demissão pela empresa responsável pelo transporte. Ricardo sempre forneceu informações sobre o estado dos ônibus e mudanças de rota aos estudantes.
A precaridade dos ônibus que levam os estudantes para o Campus de Ciências Agrárias, situado em Petrolina, fornece mais informações sobre a situação enfrentada pelos estudantes. Essa informação é relevante porque mostra que o problema do transporte intercampi não se limita apenas à falta de manutenção dos veículos, mas também à sobrecarga dos mesmos.