A Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e a Empresa Júnior do curso de Psicologia “ParaSer Consultoria Jr.” realizam curso de capacitação para os funcionários terceirizados que foram desligados da Universidade, em razão do contingenciamento orçamentário do Ministério da Educação (MEC). O objetivo da ação é promover o aperfeiçoamento de habilidades fundamentais para a inserção no novo mercado de trabalho.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até amanhã (25). Os interessados em participar devem se inscrever pelo Sistema de Processos Seletivos da Univasf.
O primeiro encontro do curso será na próxima segunda-feira (29), na Sala do Conselho Universitário (Conuni), no horário das 8h às 12h. As informações sobre as próximas atividades serão divulgadas posteriormente. Em relação aos funcionários que estão cumprindo aviso prévio, caberá a cada chefia analisar a viabilidade de participação. Contudo, a SGP ressalta que esta capacitação ajudará na qualificação profissional dos trabalhadores.
Segundo a chefe de gabinete da Reitoria, Isabel Cristina Sampaio Angelim, a capacitação visa “contribuir para que os trabalhadores desenvolvam planejamentos profissionais, para que eles percebam suas potencialidades”, afirma.
Para a coordenadora de Capacitação e Desempenho da Univasf, Kilma Matos, é importante capacitar essas pessoas que precisarão ser reintegradas ao mercado de trabalho. “Oportunizar essa capacitação é importante para a inserção dos terceirizados no mercado de trabalho, além de ser um reconhecimento ao trabalho realizado por eles na Universidade”.
As aulas serão ministradas pela equipe da ParaSer Jr. e estão divididas em cinco encontros com diferentes abordagens temáticas: desenvolvimento da carreiras, oficinas de oratória, habilidades sociais, elaboração de currículo e entrevista e planejamento de carreira.