O Nossa Voz recebeu a denúncia de que uma idosa, de 76 anos, buscou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Petrolina e teria saído de lá com uma receita médica, mas garantiu que não foi examinada. O Nossa Voz questionou a assessoria que encaminhou nota sobre o caso.
De acordo com a UPAE/IMIP, “a paciente Terezinha Maria de Jesus procurou o serviço para solicitar a troca de receita de medicação contínua para hipertensão (problema crônico de saúde). Mas, a UPA 24h de Petrolina é um serviço de pronto atendimento, como o próprio nome já diz, e só atende pacientes em situação de urgência e emergência”.
Ainda segundo a nota, “a usuária foi então orientada pelo enfermeiro e assistente social a procurar a unidade básica de saúde, na qual faz acompanhamento, para solicitação da referida receita”. A assessoria também disse que a Ouvidoria está à disposição da família da idosa para mais informações e orientações.
A Ouvidoria da UPA 24h de Petrolina funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h, presencialmente na Unidade ou pelo telefone (87) 3866-9615.