A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Espacializada de Petrolina (UPAE) está engajada nas ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, realizando atividades voltadas para funcionários, pacientes e acompanhantes. O objetivo é informar e sensibilizar sobre a importância da saúde mental e a prevenção do suicídio.
As iniciativas tiveram início na segunda-feira (11), com uma roda de conversa conduzida pela psicóloga Isabel Aline. Na quinta-feira (14), a Unidade teve a satisfação de receber a psiquiatra convidada Adenilsa Dias, que abordou o transtorno depressivo maior como um dos principais fatores de risco para o suicídio. Ela ressaltou a importância da rede de apoio e de um tratamento qualificado e multidisciplinar. A palestra destacou que o suicídio é uma morte evitável e que devemos estar atentos aos sinais.
Além disso, ontem pela manhã, a supervisora do serviço social, Nazaré Cunha, realizou uma sala de espera na emergência, direcionada aos pacientes. O objetivo foi formar uma rede de apoio e oferecer uma escuta qualificada a respeito do tema.
Na próxima segunda-feira (18), acontecerá um momento especial com a equipe do CVV (Centro de Valorização da Vida) para os pacientes e acompanhantes da UPAE e UPA 24h. A atividade visa fornecer suporte emocional e oferecer um espaço seguro para compartilhar experiências.
A UPAE Petrolina reforça seu compromisso com a saúde mental e a prevenção do suicídio, buscando promover um ambiente acolhedor e atento às necessidades emocionais de todos os envolvidos. “O suicídio não é uma mancha para uma família, mas uma tragédia. Então, vamos juntos fazer a diferença e salvar vidas, através do acolhimento, escuta e direcionamento. Não é para chamar a atenção. É um pedido de ajuda”, deixou Adenilsa como reflexão.
Fonte: Ascom UPAEPE